O desembargador Guilherme Gutemberg representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, em sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para homenagear o Conselheiro Marcello Terto.
Proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel, a concessão de título de cidadania a Marcello Terto foi realizada no sábado (10), no Plenário Iris Rezende. Conselheiro no Conselho Nacional de Justiça, Marcello Terto é advogado e procurador do Estado de Goiás, com atuação em diversas áreas do direito, como administrativo, tributário, médico, constitucional, civil e processual.
O presidente Carlos França ressaltou que o conselheiro Marcello Terto “faz muito pelo Estado de Goiás, como cidadão, advogado, procurador do Estado e honra o nome de Goiás nacionalmente, com uma atuação magnífica no Conselho Nacional de Justiça, sendo justo e merecido esse reconhecimento da Alego”.
Em seu discurso, o desembargador Guilherme Gutemberg afirmou que “Marcello Terto tem sido parceiro do nosso Tribunal de Justiça, do Judiciário Goiano, lá no CNJ. O presidente Carlos França nos deu a honra de representá-lo nessa solenidade e de poder prestigiar os homenageados, em especial o conselheiro Marcello Terto. Foi uma honraria muito digna pelo que ele faz pelo povo goiano”, afirmou o desembargador Guilherme Gutemberg. O desembargador Vicente Lopes também compareceu à cerimônia.
Ao abrir a solenidade, o deputado estadual Virmondes Cruvinel destacou a importância do homenageado e sua atuação em Goiás. O conselheiro Marcello Terto subiu à tribuna para agradecer a homenagem. “É um Estado vanguardista, do ponto de vista logístico, tem tudo para oferecer ao Brasil, com essa grande parcela de Cerrado”, pontuou. Ele recitou o poema de Gilberto Mendonça Teles “A musa goiana” em homenagem ao Estado de Goiás. O conselheiro foi prestigiado na solenidade pela esposa, Aline Terto; pela filha, Maria Alice Terto; por familiares e amigos de Goiás e do Piauí, estado onde nasceu.
Além do presidente em exercício, Virmondes Cruvinel, compuseram a mesa diretiva o desembargador Guilherme Gutemberg; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Marcello Terto Silva; o procurador do Estado, Bruno Moraes Faria Monteiro Belém, representando o vice-governador Daniel Vilela (MDB); o deputado estadual do Piauí Luiz Henrique Sousa de Carvalho; o subprocurador-geral de Goiás, Alexandre Félix Gross, e o diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil-seção Goiás (OAB-GO), Eduardo Alves Cardoso Júnior.