A desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, 2ª vice-coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), representou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, no 1º Fórum Estadual de Políticas para Mulheres de Goiás, com o tema: "18 anos da Lei Maria da Penha Como enfrentar os desafios para a construção de políticas públicas para mulheres?”. O evento foi realizado nesta terça-feira (7), no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador, na Secretaria de Estado da Adminstração (SEAD), em Goiânia.
Na oportunidade, a desembargadora Sandra Regina Teodoro ressaltou que a violência contra as mulheres acontece na maioria das vezes dentro do lar. “Essa violência se deve à criação machista em nossa sociedade. O homem se considera dono. Essa prática vem de gerações e, infelizmente, é cultural”, pontua, ao ressaltar a importância do "Projeto Educação e Justiça Lei Maria da Penha na Escola" no sentido de despertar nas crianças e adolescentes que violência contra a mulher é crime e deve ser combatido.
Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, tem como objetivo combater a violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. Ela é nomeada em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha, que sofreu duas tentativas de homicídio pelo marido. A lei estabelece medidas para proteger as vítimas, como a criação de juizados especiais de violência doméstica, a concessão de medidas protetivas de urgência e a garantia de assistência às vítimas.