O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, empossou nesta segunda-feira (5), no Salão Nobre da Presidência, o juiz substituto em segundo grau Alexandre Bizzotto no cargo de desembargador. O magistrado foi escolhido pelos integrantes do Órgão Especial, pelo critério de merecimento, na sessão extraordinária realizada na última sexta-feira (2). Também participaram da solenidade o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim. A posse de hoje foi a 50ª posse de desembargador sob o comando do atual presidente do Poder Judiciário goiano.
Ao empossar o novo colega de tribunal, Carlos França destacou o crescimento do TJGO nos últimos anos e a conquista dos selos Diamante do CNJ. “Até hoje, realizamos 50 solenidades de posse de desembargadores, mas o que interessa para o Judiciário goiano é a atuação e dedicação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores. Acredito que o desembargador Alexandre Bizzotto terá uma bela trajetória e atuação no 2o grau de jurisdição, como também contribuirá muito com esta Casa”, afirmou.
O presidente do TJGO continuou dizendo que "o Tribunal de Justiça ganha com a chegada do desembargador Bizzoto, que vai abrilhantar mais ainda esta Corte de Justiça. Desejo que o novo desembargador seja feliz neste Tribunal e conte com esta gestão e com cada um de seus colegas”, frisou Carlos França.
Gratidão
Após prestar compromisso regimental, o novo desembargador Alexandre Bizzotto agradeceu as palavras do presidente do TJGO e revelou ser grato por tomar posse numa gestão histórica para o Poder Judiciário, liderada pelo presidente Carlos França. “Eu não falo apenas de sua gestão administrativa, mas também de sua postura ímpar em momentos cruciais, como na época da pandemia e no momento de instabilidade política do País. Tanto a sua coragem cívica, como também a sua correção e lealdade comigo, preciso deixar aqui registrado”, afirmou Alexandre Bizzotto, que também agradeceu aos seus pais, a esposa Andréia de Brito Rodrigues, promotora de Justiça do MPGO, e a filha, Alicia de Brito Bizzotto.
“O Judiciário me permitiu fazer amigos que se tornaram irmãos”, destacou Alexandre Bizzotto, que falou ainda da importância da experiência como juiz substituto em segundo grau. “O aprendizado neste cargo foi inesquecível”, completou. Ele ainda agradeceu a todos os que o receberam nas câmaras criminais, como também aos desembargadores. E finalizou dizendo que pretende, no novo cargo, priorizar a afetividade e a capacidade de se conectar, exercendo a solidariedade e a empatia.
O novo desembargador ocupa a vaga deixada pela aposentadoria da desembargadora Amélia Martins de Araújo. Ele vai compor a 1ª Câmara Criminal, que tem uma vaga aberta devido à remoção da desembargadora Rozana Fernandes Camapum da 1ª para a 2ª Câmara Criminal.
Trajetória
Natural de Goiânia, Alexandre Bizzotto se formou em Direito em 1995, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi promotor de justiça e ingressou na magistratura estadual em 1997. Ele passou pelas comarcas de Ivolândia, Mineiros, Rio Verde e Goiânia, onde foi titular na Vara de Execuções Penais e na 3ª Vara Criminal.
Em 2023, foi removido para o cargo de juiz substituto em segundo grau. Alexandre Bizzotto é mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), doutor pela Universidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina (UNIVALI/SC) e autor de diversos livros jurídicos na área criminal.
Presenças
Compareceram à cerimônia de posse do novo desembargador os desembargadores Itaney Francisco Campos, José Paganucci Júnior, José Carlos de Oliveira, Marcus da Costa Ferreira, Wild Afonso Ogawa e Héber Carlos de Oliveira; e a desembargadora Rozana Fernandes Camapum. E, ainda, os juízes substitutos em segundo grau Ricardo Silveira Dourado, Iara Márcia Franzoni de Lima Costa, Gustavo Dalul Faria, Viviane Silva de Moraes Azevedo, Liliana Bittencourt, Maria Antônia de Faria, Dioran Jabobina Rodrigues, Telma Aparecida Alves, Hamilton Gomes Carneiro e Stefane Fiúza Cançado Machado;
Além deles, estavam presentes os juízes auxiliares da Presidência Reinaldo de Oliveira Dutra, Aldo Sabino e Lidia de Assis e Souza; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Gustavo Assis Garcia; a diretora do Foro de Goiânia, juíza Patrícia Dias Bretas; os juízes Fernando Moreira Gonçalves e Grymã Caetano; e a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves.
Também estiveram presentes na solenidade de posse os servidores Alberto Rodrigues Alves Maquieira, Elielton Araújo Matias, Gabriela Portella da Nobrega, Renata Andrade e Borges, Gullit Caetano Silva, Giovanna Ferreira Gomes, Vittienzo Graner Alves Ferreira, Jefferson Rodrigues da Silva, Gabriela Gonçalves Fernandes, Isabella Barbosa Sepulveda e Carolina Merces Longatti Carvalho Ribeiro.