“Nessa viagem, eu tive a alegria de conversar, de dialogar com pessoas da comunidade, ouvindo e aprendendo com eles, sobre a vida aqui, sobre as dificuldades que eles têm, mas também certo e consciente da forma que eles vivem e gostam da terra em que moram. Aprendi muito e nós temos que estar abertos a esses aprendizados, porque conhecendo o local e as pessoas, nós podemos ver a melhor forma de oferecer os serviços que elas precisam e merecem. Queria deixar registrado todo meu respeito, toda minha consideração às pessoas de Cavalcante, em especial às pessoas que vivem nas comunidades, que merecem e merecerão sempre o nosso apoio e a nossa dedicação”.

A fala do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, na casa da dona Eva Ribeiro e do “seu” Valdomiro Fernandes na comunidade Kalunga Vão de Almas, durante visita ao casal, simboliza o encerramento do Mês da Presidência em Cavalcante, dentro do projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania. 


Na manhã desta quarta-feira (31), o presidente e a comitiva que o acompanha em Cavalcante percorreram a comunidade Vão de Almas conhecendo um pouco da realidade daquela população. As casas típicas feitas de adobe e palha, o forno onde fazem a torrefação da farinha de mandioca, a cozinha com o fogão à lenha construída separadamente dos outros cômodos, a tradição da dança sussa e o trabalho realizado na roça foram alguns dos detalhes apresentados aos visitantes.

Estavam com Carlos França o vice-presidente, desembargador Amaral Wilson; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim; o desembargador Brenno Caiado; a juíza e o juiz auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza e Reinaldo de Oliveira Dutra; a diretora do Foro da comarca de Goiânia, Patrícia Bretas; o diretor do Foro da comarca de Cavalcante, juiz Leonardo de Souza Santos; a diretora do Foro da comarca de Goiás, juíza Érika Barbosa Gomes Cavalcante; a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; a promotora de justiça de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto; a assessora da coordenação administrativa da Presidência, Luciene Crispim, e a assessora executiva de juiz auxiliar da Presidência, Brenna Martins da Silva. Os guias das visitas foram o presidente da Associação Quilombo Kalunga, Carlos Roberto Pereira da Conceição, e Henrique dos Santos Rosa, que é agrônomo e também auxilia no trabalho da Associação.


O grupo esteve em duas casas. Os primeiros anfitriões foram o casal Rufina Dias dos Santos (foto acima), rezadeira famosa na comunidade, e Edivan José dos Reis, o “seu Preto”, pais de seis filhos e avôs de três netos. Ao saber sobre a inauguração e os serviços do Ponto de Inclusão Digital em Vão de Almas, Rufina ficou esperançosa. “Deus abençoa que chegou esse dia, porque aqui é muito difícil para as pessoas transportarem daqui para a cidade. O transporte é difícil por conta da serra, no tempo de chuva eu não vou na cidade, mando comprar as coisas, mas não vou não”, contou a rezadeira, agradecendo a visita. “Obrigada, meu amigo, é a primeira vez, mas já somos amigos, né?!”, disse se referindo ao presidente.



Durante o passeio pela comunidade, os magistrados conheceram o local onde acontece a Romaria de Nossa Senhora da Abadia, festejo tradicional que acontece no Vão de Almas, no período de 13 a 16 de agosto. A preparação no local e a montagem das casas já começou. No encontro com o casal Eva e Valdomiro, os visitantes foram presenteados com um ensaio de música e dança sussa, com apresentação de Eva e da amiga Luzia (dançando ao centro na foto acima). “A gente estava aqui com os instrumentos “girando folia”, que é ensaiando a música para o festejo daqui uns dias”, explicou Valdomiro.

Balanço da semana
Para o vice-presidente, desembargador Amaral Wilson, a visita foi importante para as autoridades conheceram de perto as necessidades da região. “Nós vimos que realmente a região estava necessitando dessa inspiração e dessa iniciativa feita pelo presidente França. É uma comunidade carente, de difícil acesso, e esse Ponto de Inclusão Digital vai ser um elo com o tribunal, com as áreas sociais, Ministério Público, Defensoria, INSS e vários órgãos que poderão ser acessados por meio desse ponto para a efetivação de direitos. É uma dívida muito grande que nós tínhamos para com esse povo”, avaliou o desembargador.

“A gente vê a realidade de perto vindo aqui, as pessoas muito carentes de serviços e a Corregedoria está fazendo o máximo para dar continuidade a tudo isso que está sendo desenvolvido aqui, como parceiro do presidente Carlos França”, declarou o corregedor-geral Leandro Crispim, parabenizando o presidente do TJGO pelo projeto Raízes Kalungas.

O desembargador Brenno Caiado, que também acompanhou o encerramento do Mês da Presidência em Cavalcante e conhece bem a região, disse que “sempre foi uma grande dificuldade para a população kalunga ter acesso à justiça, em virtude da distância das comunidades, falta de estadas, pontes. Trazer esse acesso aos serviços prestados pelo Judiciário aqui para dentro da comunidade é trazer cidadania, é trazer uma verdadeira justiça social, é tudo que essa comunidade precisa”. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Cecília Araújo - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

Confira as fotos. 

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço