O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) está ampliando o uso de inteligência artificial (IA) para melhorar sua produtividade e atendimento ao cidadão. Essas iniciativas, lideradas pelo chefe do Poder Judiciário, desembargador Carlos França, incluem a recente transformação da Diretoria de Estatística em Diretoria de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Estatística (DIACDE), conforme a Lei Estadual n. 22.833/2024. A nova diretoria também já está utilizando modelos de linguagem abertos (LLMs) para adaptar essa tecnologia ao contexto jurídico. Trata-se de um novo modelo de abordagem, já que o TJGO utiliza IA nos processos judiciais desde 2020.

“Nossa principal meta é oferecer um excelente serviço à sociedade e de forma célere. O uso da inteligência artificial é um aliado fundamental para alcançar essa eficiência. Estou certo que a transformação dessa diretoria contribuirá para um maior avanço no utilização da IA para otimizar a justiça em Goiás”, afirmou o desembargador Carlos França, que ainda parabenizou todos que atuam na Diretoria de Inteligência Artificial, em nome do diretor Antônio Pires.

O que é linguagem aberta?
Linguagem aberta refere-se a modelos de inteligência artificial que são desenvolvidos de forma colaborativa e com código disponível para qualquer pessoa usar, modificar ou aprimorar. Esses modelos são treinados com uma vasta quantidade de dados e são capazes de compreender e gerar texto em linguagem natural. No contexto jurídico, a utilização de LLMs permite adaptar a tecnologia para entender e processar a linguagem específica usada nos tribunais e documentos legais.

O treinamento de modelos como Mistral, LLama e Qwen permite ao TJGO adaptar essas ferramentas à linguagem jurídica específica, melhorando a precisão e relevância das respostas. Isso agiliza a análise, sumarização e produção de documentos, como relatórios de decisões judiciais e resumos de processos. As soluções de IA já em uso, como Berna, Ana, Simples e Fácil, o Assistente Virtual (Chatbot) e os relatórios de agravo de instrumento no 2º grau, ganham eficiência com esses modelos treinados no contexto jurídico, além dos novos projetos em andamento.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço