O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, participou no fim da tarde e início da noite dessa segunda-feira (22) da solenidade de transferência da capital para a cidade de Goiás, que este ano celebra 297 anos. A cerimônia foi realizada em frente ao Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo estadual. Por tradição, o município, que já foi capital do Estado, passa a ser sede simbólica dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O chefe do Poder Judiciário estadual participou da solenidade de hasteamento das bandeiras da cidade de Goiás, do Estado e do Brasil, ao lado do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador do Estado, Daniel Vilela; do representante da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado estadual Wagner Neto; e do prefeito do município de Goiás, Aderson Gouvea.

A solenidade ainda contou com a presença do corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho, em exercício, desembargador Eugênio José Cesário; do procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra; do defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório; do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), conselheiro Joaquim de Castro; do vice-presidente da OAB-GO, Thales Jaime, entre outras autoridades (ver lista abaixo).

“É sempre uma alegria muito grande estar nessa terra, onde tudo começou para o nosso estado. Como presidente do TJGO, pelo quarto ano seguido, tenho a honra de vivenciar esse momento ímpar para a comunidade, para os vilaboenses, para os goianos e para todos nós representantes de poderes constituídos e órgãos autônomos desse estado”, pontuou Carlos França, ao acrescentar que os órgãos que compõem o sistema de justiça devem “conviver lado a lado para que a população goiana possa receber uma prestação jurisdicional justa e atempada”, ao agradecer a parceria do Ministério Público, Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Goiás.

 

Parceria institucional respeitosa

O presidente do TJGO lembrou que o Tribunal de Justiça goiano iniciou na antiga Vila Boa com apenas cinco desembargadores e que hoje é formado por 78 desembargadores e se destaca no cenário nacional. “O Poder Judiciário sempre se fez presente, com obstáculos diferentes em cada período. Quando em passado recente, o Poder Judiciário, pelos seus órgãos máximos, STF e TSE, garantiu a democracia desse país, reafirmamos à sociedade brasileira que pode contar com esse Poder, formado por homens e mulheres dedicados e compromissados com estado democrático de direito. Não é um poder perfeito, mas é um poder que luta e trabalha, juntamente com os demais poderes e órgãos autônomos, em uma parceria institucional republicana, respeitosa, visando sempre os maiores interesses desse Estado e atender bem à população goiana”. O presidente França lembrou ainda que o TJGO completa 150 anos e a origem foi na antiga capital do Estado.

Referência nacional

O governador Ronaldo Caiado, em seu discurso, também enalteceu as parcerias institucionais, destacando que são por meio delas que hoje o estado de Goiás é um dos mais bem avaliados no país. “Sem dúvida alguma, todas as parcerias têm sido fundamentais para que o Estado de Goiás passasse a ser uma referência nacional. Isso se deve a essa harmonia, a esse ponto de construção, onde cada um dos poderes aqui constituídos participou diretamente do resultado final que é motivo de orgulho. Goiás caminha acima do crescimento da média nacional, três vezes mais. O Brasil crescendo 1,9 e o nosso estado crescendo seis por cento ao ano”, afirmou, ao citar ainda os avanços nas áreas de segurança pública, educação, saúde e na área social.

O vice-governador Daniel Vilela destacou as belezas da antiga Vila Boa e frisou que “a cidade de Goiás oferece a oportunidade de reconectar com nossa história, com nosso passado, com nossas tradições e nossas origens” e reforçou que Goiás “é um estado que tem oferecido oportunidades em geração de emprego e renda, educação de qualidade e segurança a todos os goianos”.

O representante da Assembleia do Estado de Goiás, deputado estadual Wagner Neto, por sua vez, ressaltou que a transferência da capital “é muito mais do que uma cerimônia, mas todo um reconhecimento do que a cidade de Goiás representa na construção desse estado”.

Diálogo

O defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório, reforçou que o diálogo republicano entre os poderes tem trazido avanços para o Estado. “É sempre um momento oportuno de agradecer a cada uma das instituições aqui presentes. As pedras no caminho não são poucas, mas com o diálogo temos avançado. A Defensoria, no biênio 2023-2024, abriu novos caminhos para o acesso integral e gratuito à justiça, atingindo a marca histórica de 784 mil atendimentos e atividades, resgatando a cidadania, especialmente dos mais vulneráveis”.

O procurador-geral de justiça, Cyro Terra, também agradeceu a relação harmoniosa entre as instituições. “Pelo diálogo, pela convivência madura e republicana com todas as instituições, temos procurado resultados concretos para o nosso povo”.

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, agradeceu as autoridades e o público presente que prestigia os 297 anos do município. “Caminhamos para o tricentenário dessa cidade que tem muita vitalidade e expectativa de vivenciar um futuro que já chegou”.

Presenças

Também estavam presentes na cerimônia a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França, os desembargadores Guilherme Gutemberg, Brenno Caiado, Alexandre Kafuri, a juíza Érika Barbosa, diretora do Foro da comarca de Goiás; a primeira dama e presidente da OVG, Gracinha Caiado; o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, secretários de Estado, comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, vereadores e moradores do município. (texto: Karinthia Wanderley - fotos: Wagner Soares)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço