Leopoldo Francisco Maia, um idoso de 95 anos, morador da comunidade quilombola Kalunga de Engenho II, e com dificuldade de locomoção, recebeu nesta quarta-feira (17) uma equipe do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em sua casa para uma consulta médica. A ação faz parte da programação do “Mês da Presidência em Cavalcante” e do “Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania”, idealizado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França.
Os trabalhos durante a terceira semana do “Mês da Presidência” na comarca são coordenados pela juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Jussara Cristina Oliveira Louza, que acompanhou o atendimento feito ao idoso pelo diretor do Centro de Saúde do TJGO, o médico Paulo Henrique Fernandes Sardeiro.
Segundo Jussara Cristina Oliveira Louza, o Projeto Raízes Kalunga busca estreitar laços entre o Poder Judiciário e as comunidades locais. “Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer um antigo morador da comunidade Kalunga Engenho II, o seu Leopoldo, um idoso que, devido à idade e as dificuldades de locomoção, e necessitando de atendimento médico por ser portador de diabetes, foi atendido em sua casa pelo doutor Paulo Henrique Nesse momento, percebemos de perto a realidade local”, frisou a magistrada.
Conforme Paulo Henrique Fernandes Sardeiro, faz parte do projeto entender a realidade de cada comunidade. “Com seu Leopoldo, não foi diferente. Fomos até a casa dele, conhecemos mais da história dele e realizamos o atendimento necessário”, frisou, ao completar que ele é um paciente lúcido e bem orientado.
Leopoldo Francisco Maia sofre de pressão alta e tem diabetes. Ele vive sob os cuidados do filho Sérgio Santos Francisco Maia, um dos seus 12 filhos. "Meu pai sempre foi muito ativo, mas, de uns tempos para cá, ele está mais adoentado e tem que ir mais vezes ao médico. Sair daqui e ir para Cavalcante não dá porque o frete é caro. Então, vir aqui em casa e olhar ele já ajuda muito a gente", disse o filho do idoso. (Texto: Arianne Lopes/ Fotos: Cecília Araújo- Centro de Comunicação Social do TJGO)