Começa nesta segunda-feira (15) a terceira semana do mês da Presidência na comarca de Cavalcante, um projeto do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), de iniciativa do chefe do Poder Judiciário, desembargador Carlos França. A programação faz parte do "Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania", que busca estreitar laços entre o Poder Judiciário e as comunidades locais, com uma ênfase especial nos povos Kalungas e quilombolas.

De 15 a 19 de julho, a série de ações desta terceira semana será conduzida pela juíza auxiliar da Presidência, Jussara Cristina Oliveira Louza. De acordo com a programação, no dia 16 de julho, o foco estará nas necessidades educacionais. Será realizada uma reunião com as Secretarias de Educação das cidades de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, além de representantes do Ministério Público, OAB, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), Superintendência da Igualdade Racial e Gerência de Políticas para Quilombolas e Povos Tradicionais. O objetivo é discutir desafios como evasão escolar, transporte público e infraestrutura educacional, buscando soluções que melhorem o acesso e a qualidade da educação.

Na parte da tarde, o enfoque será a saúde, com discussões sobre a viabilidade de estabelecer um hospital maternidade nos municípios, além de melhorias nos serviços de saúde local, incluindo atendimento odontológico e pré-natal. Estas medidas visam garantir uma maior abrangência e qualidade nos serviços de saúde prestados às comunidades quilombolas.

Visitas e atendimentos diretos à Comunidade

No dia 17, a ação se desloca para a comunidade quilombola Kalunga de Engenho II, onde serão oferecidos serviços médicos e odontológicos ao longo do dia. Já o dia 18 será dedicado a visitas técnicas aos hospitais de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, para avaliar as condições e necessidades hospitalares, garantindo que as comunidades tenham acesso a instalações adequadas e a um atendimento médico eficaz.

 

Confira programação completa

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço