A primeira etapa do projeto Mês da Presidência, que integra o Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania, contabilizou o total de 1.907 mil documentos emitidos já na primeira semana de programação, entre os dias 1° e 5 de julho. O evento, que incluiu uma edição do Registre-se, da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás, está sendo realizado no município de Cavalcante, na região Nordeste do Estado de Goiás. As atividades são promovidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) por meio de uma força-tarefa inédita liderada pelo chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França.
“O balanço positivo desses dados demonstra a importância do nosso projeto de inclusão social. Os números reforçam a premissa do Projeto Raízes Kalungas e atestam que estamos conseguindo ampliar a cidadania e o acesso à justiça a essa parcela da população, que sempre vivenciou a exclusão social”, declarou o presidente Carlos França.
A primeira semana do Mês da Presidência dentro do Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania esteve sob a supervisão do juiz auxiliar da Presidência do TJGO Reinaldo de Oliveira Dutra. Segundo ele, o convívio diário e próximo à comunidade Kalunga é imprescindível para identificar demandas e atender as necessidades urgentes. “As ações do Projeto Raízes Kalungas atuam no próprio local para identificar demandas e suprir, com agilidade e urgência, as necessidades da comunidade. É o Poder Judiciário goiano garantindo o acesso à justiça à população mais vulnerável e que tanto precisa de atenção do poder público”, afirmou o magistrado.
Atendimentos
Apenas na Superintendência de Identificação Humana e Vapt Vupt da SEAD, o total de 1.581 documentos foram emitidos, sendo 705 RGs; 17 primeiras vias de CPF; 767 espelhos de CPF; 7 documentos no Detran-GO; 2 no Gprev: 2 e 83 diversos na categoria Multiserviços. No mutirão cartorário, 278 atos foram contabilizados: 133 certidões de 2ª via e 145 averbações, comunicações e anotações.
Ainda, na Central de Atos de Constrição Eletrônica (Cace) e Central de Processamento Eletrônico (CPE), foram realizadas 25 solicitações de certidão de nascimento e certidão de casamento. No Ponto de Atendimento Virtual (PAV), foram contabilizadas 3 inclusões de CPF; 8 atualizações e 13 impressões; totalizando 24 atendimentos.
2ª Semana
Nesta semana, entre os dias 8 e 12 de julho, as ações do “Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania” estarão sob a coordenação do gabinete do juiz auxiliar da Presidência Aldo Sabino. Entre os destaques, estão cursos de capacitação de servidores; a audiência Pública: Acesso à Justiça, Juizados Especiais, Atermação, Acesso Tecnológico e inclusão digital; e uma Visita à Comunidade Kalunga Vão de Almas. Confira aqui a programação completa da 2ª semana do “Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania”.