As atividades do mutirão de audiências do Programa Justiça Ativa tiveram início na última terça-feira (2), durante a abertura do Mês da Presidência em Cavalcante. O mutirão se encerra nesta sexta-feira (5), e integra as ações programadas do “Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania”. Nesta primeira semana dos trabalhos, atuaram os magistrados Joviano Carneiro Neto e Rafael Machado.
O mutirão visa acelerar o andamento e julgamento de 84 processos cíveis e criminais na comarca. E contará também com o auxílio dos juízes Francisco Saboia Neto e Diego Custódio, que atuarão na segunda semana das audiências concentradas.
“É importante ressaltar que o programa Justiça Ativa já é uma ação de vanguarda do Judiciário goiano, e unir essa atividade com o Projeto Raízes Kalungas, na programação do Mês da Presidência em Cavalcante, é notável, pois confere dignidade e cidadania para a população local, especialmente os povos quilombolas”, destacou durante o encerramento do mutirão, o juiz Joviano Carneiro Neto.
Conforme o magistrado Rafael Machado, participar do Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania, é uma satisfação. “Auxiliamos uma comunidade vulnerável, que precisa desse olhar atento dos órgãos da administração pública, conferido agora por meio da iniciativa do presidente do TJGO, desembargador Carlos França”, pontuou.
Agilidade
Para o jurisdicionado André Fernandes, a realização do mutirão é positiva para a população local. “Precisamos de rapidez nas decisões judiciais, e estamos obtendo essa agilidade por meio desta iniciativa”, avaliou André Fernandes.
Números
A produtividade do mutirão contabilizou a realização de 54 audiências criminais, conduzidas entre os dias 2 e 5 de julho. Já na segunda semana, que compreende o período de 8 a 10 de julho serão efetuadas 15 audiências cíveis e 15 audiências criminais.
Não há nenhuma pendência de ações previdenciárias da comarca de Cavalcante.
Também participaram do mutirão de audiências do Programa Justiça Ativa, a servidora e os servidores do Núcleo de Apoio às Audiências Concentradas e ao Interior do TJGO, Luciana Toledo, Adilson Canedo e Helder do Couto.