O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Amaral Wilson de Oliveira, acompanhado do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, e do prefeito de Trindade, Marden Júnior, participou, nesta quinta-feira (4), da solenidade simbólica de transferência da capital para o município de Trindade. A cerimônia dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que antecede a data de encerramento da Festa do Divino Pai Eterno, foi realizada com a presença de diversas autoridades no Carreiródromo Municipal Ada Cyra da cidade.
O chefe do Poder Judiciário em exercício, desembargador Amaral Wilson de Oliveira, com o governador Ronaldo Caiado; prefeito Marden Júnior e o deputado estadual Cristiano Galindo, representando o presidente da Assembléia Legislativa, Bruno Peixoto, assinaram o termo de instalação dando cumprimento a Lei Ordinária nº 22.813, de 27 de junho de 2024.
Durante a abertura da cerimônia, o desembargador Amaral Wilson de Oliveira, destacou que reconhece a importância da Romaria do Divino Pai Eterno, que transcende gerações, cultura, classes sociais, unindo milhares de pessoas. “Essa iniciativa visa proporcionar fomentação, preservação e a valorização de sua história, enaltecendo a importância da Festa de Trindade para todo o Estado de Goiás”, enfatizou.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, cumprimentou os representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, bem como outras instituições, e enfatizou que a transferência da instalação da capital na cidade é reflexo da importância cultural e econômica dos festejos religiosos da cidade. Pontuou que o evento não só reforça a fé e a tradição, mas também movimenta setores vitais como o comércio e os serviços. “A cidade nesta época se transforma em um polo de atividades, com impacto direto na geração de emprego e rende para seus habitantes”, frisou.
O prefeito de Trindade, Marden Júnior, agradeceu a presença das autoridades, momento em que destacou que “a capital em seus 184 anos reflete clareza e transparência para que as pessoas celebrem a sua fé e a responsabilidade que lhes é atribuída”.
O deputado estadual Cristiano Galindo, representando a Assembleia Legislativa de Goiás, e autor da propositura da lei, explicou que a aprovação do projeto de lei contribuirá para enaltecer a importância da Festa de Trindade para todo o Estado de Goiás. Ressaltou que a motivação da proposição ocorreu diante da importância cultural e econômica do evento que acontece todos os anos no município. “O evento traz oportunidades de emprego e renda para todos os envolvidos, e que a aprovação do projeto de lei é fundamental para disseminar essa tradicional festa”, finalizou.
O bispo metropolitano de Goiânia, dom João Justino, realizou a tradicional bênção após a instalação da transferência da capital, quando expressou a sua satisfação em participar da Romaria. Logo depois, os chefes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo assistiram à Romaria dos Carros de Boi, cavaleiros e muladeiros em Trindade.
Participaram da solenidade de transferência a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; a primeira-dama de Trindade, Dona Dorinha; o pai do prefeito Mardem Gabriel; o defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório; os deputados federais, Silvye Alves e Daniel Agrobom, entre outros. Veja galeria (Texto: Acaray Martins/fotos: Edmundo Marques – Centro de Comunicação Social do TJGO)