Na noite desta quarta-feira (3), a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), promoveu em Cavalcante roda de conversa para mulheres kalungas, com apresentação do Projeto Recomeçar e Cinema. O evento, realizado no Quintal da Denise, integra a programação do Mês da Presidência em Cavalcante e do “Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania”, e foi ministrado pela vice-coordenadora do grupo, juíza Erika Gomes.
O programa também foi realizado, na última terça-feira (2), na Casa Memória da Mulher Kalunga, em parceria com o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Nursa) do TJGO. Durante as rodas de conversas houve a exibição dos filmes Hair Love e Do Meu Lado. As rodas de conversas foram mediadas pela servidora da Coordenadoria da Mulher, Mara Cristina Ferreira.
“Essas rodas de conversas são um meio de termos acesso às comunidades, e identificarmos quais ações são realmente importantes, e que terão um efeito positivo para essa população”, destacou, durante o encontro, a juíza Erika Gomes (foto acima). Ela esclareceu que o Projeto Recomeçar é uma parceria entre o TJGO e a Fundação Instituto para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária (IDEAH), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com o objetivo de apoiar e viabilizar cirurgias plásticas reparadoras em mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.
“Sei do sofrimento do abuso sexual e da falta de oportunidades, e a partir dessa percepção criei o projeto Quintal da Denise, que acolhe e empodera mulheres, vítimas de violência”, disse na ocasião Denise Guimarães. Ela elogiou a iniciativa do TJGO, pela realização do Projeto Raízes Kalunga, “que fortalece as mulheres de nossa comunidade e apoia essa causa tão importante”, frisou.
Também participaram do encontro, a promotora de justiça da comarca de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes, a secretária de sustentabilidade do Nursa, Raquel Antonini, a servidora da Diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO, Adriana Mesquita, o assessor da juíza Érika Gomes, Nilsonney Araújo, e o servidor da Coordenadoria da Mulher, Carlos Gonçalves.
Projeto Quintal da Denise
O Quintal da Denise surgiu em agosto de 2023, em Cavalcante, por iniciativa da moradora e mulher kalunga Denise Augusta Guimarães (foto acima) . A ideia da criação do espaço foi estabelecer um ambiente em que são realizados encontros periódicos para acolher, conscientizar e empoderar as mulheres da comunidade, vítimas de abuso sexual.
Nursa
A secretária de sustentabilidade do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Nursa) do TJGO, Raquel Antonini, explicou que o núcleo está presente no “Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania”, durante as ações do Mês da Presidência em Cavalcante, “no sentido de sensibilizar e conscientizar a comunidade local sobre seus direitos, por meio do programa Kalungas Conhecendo Seus Direitos Reais”.
A campanha atua informando os moradores das comunidades sobre seus direitos coletivos de uso da terra, e sobre as ações de combate às maiores ameaças dos povos kalungas, que são a grilagem de terras, mineração ilegal e o uso predatório de seus recursos naturais.