Teve início na manhã desta segunda-feira (1°), na comarca de Cavalcante, a abertura do Mês da Presidência em Cavalcante, ação que integra a prática do “Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania”, de autoria do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França. Nesta primeira semana do evento, também é realizada mais uma edição do Registre-se!, programa empreendido pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJ) e idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A abertura do evento ocorreu na Escola Estadual Elias Jorge Cheim.

“É uma satisfação muito grande para o Tribunal de Justiça de Goiás e para a Corregedoria Geral da Justiça dar início, aqui em Cavalcante, aos trabalhos do Projeto Raízes Kalungas, concebido pelo presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França”, ressaltou o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim (foto acima), na abertura do Mês da Presidência em Cavalcante, e do mutirão de emissão de documentos civis, por meio do programa Registre-se!.

Leandro Crispim também destacou que “esse projeto histórico vem para trazer benefícios para o povo Kalunga, como o fornecimento de documentos e outras ações do Poder Judiciário, em parceria com outras instituições da administração pública, que asseguram os direitos fundamentais das comunidades quilombolas”.

 

Cidadania e parceria

Durante a abertura do evento, o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Dutra (foto acima), coordenador do projeto e magistrado responsável por atuar na primeira semana do Mês da Presidência em Cavalcante, explicou que “o trabalho desempenhado aqui hoje integra o projeto Raízes Kalungas - Justiça e Cidadania, desenvolvido pela presidência do Tribunal de Justiça em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça, que tem o objetivo principal de entregar serviços de cidadania para vocês”. Ele também reforçou que as conveniências oferecidas, nesta primeira semana das atividades, são realizadas com o apoio da Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil e do Vapt Vupt.

Registre-se!

“Estamos aqui para reforçar a importância do acesso à documentação civil e garantir a cidadania que vocês merecem”, destacou a juíza auxiliar da CGJ, Soraya Fagury (foto acima). Ela esclareceu que durante esta primeira semana do Mês da Presidência em Cavalcante, a Corregedoria Geral da Justiça de Goiás vai atuar na realização do programa Registre-se!, disponibilizando a expedição de CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento (1ª e 2ª via) e certidão de casamento, com ou sem averbação de divórcio. Apenas nesse primeiro dia de trabalho, foram realizados mais de 140 atendimentos no Registre-se.

Conforme a representante da Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil de Goiás, Gisela Lima, a ação vai fornecer à população a carteira de identidade nacional, “o documento mais atualizado de identificação, que adota o número do CPF, e claro, de forma gratuita”, ressaltou. 

Gratidão

“Tenho muita gratidão por este projeto do Tribunal de Justiça de Goiás pela realização deste trabalho inédito e histórico na nossa região, que beneficia toda a comunidade Kalunga, garantindo direitos e benefícios, como obtenção de aposentadoria e acesso à documentação civil”, disse na ocasião, o prefeito de Cavalcante, Vilmar Souza.

Também estavam presentes no evento, o secretário-geral da Corregedoria Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, chefe de gabinete da Diretoria-Geral do TJGO, Virgínia Cheim, a assessora executiva da Presidência do TJGO, Brenna Martins, o Lucas Furtado da Divisão de Gerenciamento de Sistemas do CNJ e Conveniados da CGJ, e a diretora da escola, Ivani Malta.

Documento vencido

O aposentado Lúcio Rosa (foto abaixo), de 83 anos mora no Povoado Kalunga do Engenho II, na região de Cavalcante. Ele compareceu ao Registre-se!, na Escola Estadual Elias Jorge Cheim, para fazer a renovação de sua carteira de identidade, vencida há mais de 20 anos. “Estou muito contente e agradecido por ser atendido nesta iniciativa do Poder Judiciário e da Corregedoria, que ajuda nosso povo com todos esses benefícios que a gente não conseguia acesso”, mencionou Lúcio.

Primeira identidade

As gêmeas Clarissa e Larissa (foto acima), de 11 anos, moradoras do centro de Cavalcante, também foram, acompanhadas de sua mãe, Eliana, ao atendimento do programa Registre-se!. Tiveram lá a oportunidade de emitir a primeira carteira de identidade de suas vidas. A mãe explicou que elas tinham a certidão de nascimento, mas que o acesso à documentação civil era difícil na região. “Aproveitamos para participar deste projeto, e estamos muito satisfeitas de conseguir resolver tudo por aqui. Também vou aproveitar para renovar meu documento, que está muito antigo”, comemorou Eliana.

Oportunidade

Para o lavrador Sérgio Francisco Maia (foto acima), a iniciativa dá oportunidade para a população que vivencia a carência de serviços e a perspectiva de poucas chances de emprego. “Não é barato tirar um documento. Muitos de nós não conseguimos aposentar por falta da identidade. Esse trabalho é muito importante pra gente. Obrigado”.



Associação Quilombo Kalunga
Na sequência da programação do primeiro dia do Mês da Presidência em Cavalcante, o corregedor Leandro Crispim; o juiz auxiliar da Presidência Reinaldo Dutra; a juíza auxiliar da Corregedoria, Soraya Fagury; o secretário-geral da Corregedoria, Gustavo Maciel, e a assessora da Presidência, Brenna Martins, visitaram a Associação Quilombo Kalunga (foto acima), onde foram recebidos pela representante administrativa da associação Natália Moreira. 

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço