O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoveu, neste final de semana, um mutirão da cidadania para pessoas em situação de rua por meio do projeto "Mais Justiça - Pop Rua Jud". As ações sociais oferecidas no local beneficiaram mais de 180 pessoas. As atividades ocorreram no Cepal da Vila Abajá, em Goiânia.
O projeto atende às recomendações da Resolução 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades.
Acolhimento
Ao todo, mais de 30 serviços foram oferecidos nesta edição, tais como emissão de documentos (CPF, Cartão do SUS, Certidão de nascimento - CAD único); atendimento jurídico pela Defensoria Pública; aqueles realizados pela Caixa Econômica Federal e Ministério Público; solicitação de benefícios previdenciários (INSS); mediação e conciliação, como reconhecimento e dissolução de união estável/divórcio, pedido de união estável/divórcio, pedido ou revisão de pensão alimentícia e consulta de processos.
Além disso, a equipe do Nupemec contribuiu para a emissão de RG pela Polícia Civil; atendimento do Vapt-Vupt; reconhecimento de paternidade; atendimento de saúde (Consultório na rua, vacinação, teste de COVID-19); campanha de cuidados odontológicos; corte de cabelo e barbeiro; emissão de passaporte do idoso, carteira do autista e passe livre para pessoa com deficiência; banho e doação de material de higiene; doações de cobertores e roupas; rodas de conversas com equipe multidisciplinar e verificação de pendências judiciais. Participaram do mutirão os servidores do Nupemec Jackson de Sousa Santos; Daniela da Silva Rocha; Vitor Barbo; Maria Júlia Junqueira; Amanda Brito; Claudivina Batista; Diego Malta; Letícia Aires; Erika Alves; Janaína Damascena Pereira; Lucival Júnior; Glaucia Borges e Gracciene Muratori. (Texto: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)