O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), beneficiou cerca de 153 pessoas em situação de rua no último sábado (22) durante a 1ª edição de 2024 do projeto Mais Justiça - Pop Rua Jud. A ação, realizada no Mercado Aberto da Avenida Paranaíba, ofereceu quase 30 serviços diferentes.
O coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes, destacou a importância da iniciativa, especialmente para as pessoas em situação de rua. "Fico feliz em ver que nosso trabalho deixou uma marca importante neste movimento contínuo em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade. Foi gratificante perceber o semblante de satisfação das pessoas atendidas. Elas saíam com documentos, benefícios sociais e até mesmo banho e corte de cabelo, o que representa um passo significativo rumo à justiça social”, afirmou, agradecendo a todos os envolvidos, como os agentes do sistema de justiça, voluntários, órgãos do Executivo, dentre outros órgãos. “Todos contribuíram com o Poder Judiciário para proporcionar dignidade a quem mais precisa da atenção pública”, complementou.
"Judiciário é o aglutinador de serviços"
Para o coordenador do Pop Rua Jud, juiz Gabriel Lisboa Silva e Dias Ferreira, a primeira edição deste ano levou diversos serviços essenciais à população de rua. Segundo ele, “o Judiciário é o aglutinador de serviços para atender essas pessoas que tanto necessitam”. O objetivo principal do evento, de acordo com ele, é a resolução dos processos judiciais e o Pop Rua é o início disso. “A iniciativa aproxima o Judiciário da população e mostra que estamos abertos a todos”, destacou, ao informar que a ação continuará no próximo sábado, dia 29.
Serviços oferecidos
A próxima edição do projeto Mais Justiça - Pop Rua Jud será realizada no próximo sábado (29), no Cepal da Vila Abajá, das 15 horas às 20 horas, onde novamente serão oferecidos diversos serviços à população em situação de rua. Para participar como voluntário(a) os(a) interessados(a) pode entrar em contato com o Nupemec por meio do número (62) 3018-6738, para realizar a inscrição.
Entre os serviços oferecidos estão: emissão de documentos (CPF, Cartão do SUS, Certidão de nascimento - CAD único); atendimento jurídico pela Defensoria Pública; atendimentos realizados pela Caixa Econômica Federal e Ministério Público; solicitação de benefícios previdenciários (INSS); mediação e conciliação, como reconhecimento e dissolução de união estável/divórcio, pedido de união estável/divórcio, pedido ou revisão de pensão alimentícia e consulta de processos; emissão de RG pela Polícia Civil; atendimento do Vapt-Vupt; reconhecimento de paternidade; atendimento de saúde (Consultório na rua, vacinação, teste de COVID-19); campanha de cuidados odontológicos; corte de cabelo e barbeiro; emissão de passaporte do idoso, carteira do autista e passe livre para pessoa com deficiência; banho e doação de material de higiene; doações de cobertores e roupas; rodas de conversas com equipe multidisciplinar e verificação de pendências judiciais. (Texto: Arianne Lopes/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)