O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, assinou nesta sexta-feira (14) novas ordens de serviço para a revitalização e modernização de mais 32 edifícios do Poder Judiciário estadual. O corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, também participou do ato, realizado no Salão Nobre da Presidência do TJGO.
As novas obras abrangem os edifícios dos fóruns das comarcas de Cavalcante, Flores de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Araçu, Iaciara, Campos Belos, Posse, São Domingos, Inhumas, Itauçu, Nazário, Petrolina, Aruanã, Mozarlândia, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia, Goiás, Itapirapuã, Jussara, Itaberaí, Abadiânia, Alexânia, Silvânia, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Cristalina, Novo Gama, Valparaíso e Luziânia. Também serão reformados o Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário, sediado na cidade de Goiás, e o Depósito Judicial de Inhumas.
A revitalização e modernização dos fóruns fazem parte de um estudo minucioso conduzido pela equipe técnica do TJGO, que identificou a necessidade de melhorias em diversas áreas, como acessibilidade, climatização, telhados e fachadas. As obras visam solucionar problemas estruturais existentes e aprimorar a experiência de todos que utilizam os espaços do Poder Judiciário.
Investimento na qualidade do serviço
Segundo o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, a meta fundamental da gestão do Poder Judiciário goiano é a prestação jurisdicional. “Contudo, investir na modernização de nossos fóruns é também investir na qualidade do serviço prestado à sociedade goiana, pois ambientes de trabalho adequados e acessíveis são fundamentais para garantir a eficiência e a excelência na prestação jurisdicional e, sobretudo, para que possamos atender com zelo cada cidadão goiano que busca os serviços da Justiça de Goiás”.
Durante a reunião, o diretor do Foro da comarca de Inhumas, juiz João Luiz da Costa Gomes, lembrou de quando iniciou sua carreira de magistrado, o desembargador Carlos França era diretor do Foro da capital, e “já demonstrava notável capacidade administrativa”. Para ele, as intervenções garantem segurança, modernidade e acessibilidade, tanto aos jurisdicionados, quanto aos servidores que utilizam essas instalações.
Entre as intervenções previstas, destacam-se:
• Substituição de telhados: implementação de materiais com melhor desempenho térmico e acústico, além de sistemas de drenagem aprimorados.
• Controle da incidência solar: instalação de elementos como brises para otimizar a iluminação natural e reduzir o consumo de energia.
• Acessibilidade: remoção de barreiras arquitetônicas e adequação dos espaços para garantir o acesso de pessoas com restrição de mobilidade.
• Revitalização estética: melhorias nos acabamentos externos para modernizar a aparência dos edifícios, mantendo o padrão construtivo e a identidade visual do Poder Judiciário do Estado de Goiás.
Com a inclusão dessas novas obras, o TJGO totaliza 92 obras de engenharia em andamento em todo o Estado. Além das diversas reformas e revitalizações, o plano de obras inclui a construção de novos prédios, como os Tribunais do Júri da comarca de Goiânia, o novo Fórum Cível da comarca de Aparecida de Goiânia, o Fórum de Família e Infância e Juventude da comarca de Anápolis e a Usina Fotovoltaica do TJGO. Também estão sendo reformados os prédios do antigo Fórum Criminal da comarca de Goiânia, que agora abrigará os Juizados Especiais, Turmas Recursais e o Juizado de Infância e Juventude da comarca de Goiânia.
Ainda se encontram em fase de elaboração de projetos, o novo Fórum Criminal de Goiânia e a sede da Escola Judicial do TJGO.
Compromisso
O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, enfatizou o compromisso da equipe em garantir a fiscalização e entrega de todas essas obras, com foco na qualidade e sustentabilidade dos projetos. “Seguindo a diretriz do presidente Carlos França, nossas equipes estão empenhadas em garantir a adequada fiscalização e entrega de todas essas obras. É um esforço enorme de toda a equipe administrativa, em especial da Diretoria de Engenharia e Arquitetura, para garantir ambientes de trabalho mais adequados e sustentáveis, alinhados às normativas do Conselho Nacional de Justiça”, ressaltou Rodrigo Leandro.
A diretora de Engenharia e Arquitetura, Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria, ressaltou que o projeto de revitalização demonstra o compromisso do TJGO em oferecer uma estrutura moderna, eficiente e acessível para todos os cidadãos goianos. “O atual plano de obras do TJGO contempla intervenções em 130 edifícios do Poder Judiciário de Goiás, abrangendo tanto construções quanto reformas. O objetivo é garantir que todos os prédios estejam em condições adequadas para atender às demandas da população”, reforçou a diretora.
Na oportunidade, o empresário e engenheiro Odair Miranda, da Souza Miranda Construções, uma das empresas responsáveis pela execução dos serviços, agradeceu a oportunidade de trabalhar na revitalização de instalações do TJGO. “É uma instituição séria e organizada, que cumpre as obrigações contratuais e não atrasa na provisão dos pagamentos”, elogiou.
Presenças
Também estavam presentes na reunião, as juízas Denise Gondim de Mendonça, Letícia Silva Carneiro Ribeiro, e os juízes Bruno Leopoldo Borges Fonseca, Adenito Francisco Mariano Júnior, Natanael Reinaldo Mendes e Rafael Machado de Souza. E, ainda, a subdiretora-geral do TJGO, Leandra Vilela Rodrigues Chaves, e os representantes das empresas selecionadas para a execução das obras: Adriano Parreira da Lars Engenharia, e Altiviane de Medeiros da Gennesis Engenharia e Consultoria.