O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, empossou, na manhã desta quinta-feira (13), o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Fernando Ribeiro Montefusco. A solenidade de posse administrativa foi realizada no Salão Nobre da Presidência, com a presença de magistrados, servidores, familiares e amigos do empossado. Fernando Montefusco foi escolhido na quarta-feira (12), pelo Órgão Especial do TJGO, pelo critério de antiguidade. A cerimônia solene de posse se dará no próximo dia 2 de agosto, no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas.
Estavam presentes o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira; o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim; o diretor da Escola Judicial do TJGO (Ejug), desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas; o presidente da Comissão de Soluções Fundiárias (CSF) do TJGO e membro da Comissão de Memória e Cultura, desembargador Anderson Máximo de Holanda; o ouvidor do Poder Judiciário do Estado de Goiás, desembargador Jeová Sardinha de Moraes; as desembargadoras Sandra Regina Teodoro Reis e Sirlei Martins da Costa; e os desembargadores Fernando Braga Viggiano, Héber Carlos de Oliveira, Aureliano Albuquerque Amorim e Eudélcio Machado Fagundes.
Carlos França entregou o decreto de posse ao novo desembargador e, ao lhe dar as boas-vindas, destacou que a eficiente e compromissada atuação de Fernando Montefusco ao longo de sua carreira não deixa dúvidas de que contribuirá enormemente para que o TJGO prossiga em posição de destaque no cenário nacional. “Hoje, o TJGO se engrandece, com a sua chegada. Sua trajetória nos dá a certeza de que vamos avançar ainda mais, dado sua história de dedicação, produtividade e desempenho”, salientou o presidente do TJGO.
OAB
Em seu discurso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, por sua vez, falou de sua honra por presenciar o momento, lembrando que no início de sua carreira na advocacia atuava com frequência no 3º Juizado Especial Cível de Goiânia, onde frequentemente se encontrava com Fernando Montefusco, então juiz daquele Juizado. “Nessas ocasiões, eu aprendia muito, ele dava verdadeiras aulas, sabia muito do Direito e compartilhava seu conhecimento. É com muita satisfação que o vejo aqui, hoje, assumindo o cargo de desembargador nesse Tribunal de Justiça, cujo trabalho é reconhecido em todo o País”, apontou.
Empossado
Emocionado, Fernando Montefusco afirmou que estava tomando posse como desembargador com a mesma empolgação de quando ingressou na carreira da magistratura, em 1993, quando foi empossado como juiz substituto. Falou de sua carreira e das mudanças que assistiu se operarem ao longo do tempo, como a digitalização de processos, entre outras modernidades. “Depois de 31 anos de magistratura, posso dizer que o Direito é dinâmico, mas assim o é porque a sociedade está em permanente evolução, a ciência nos traz a cada dia novos conhecimentos, desvendando mistérios, tudo para uma melhor qualidade de vida das pessoas, com avanços nas áreas da saúde, alimentação, energia e, como não poderia deixar de ser, também na jurídica”, frisou.
Ao afirmar que pretende fazer a diferença para que a Justiça goiana seja cada vez mais efetiva, e não mera “utopia inalcançável”, Fernando Montefusco encerrou sua apresentação: “Coloco-me à disposição deste tribunal para buscarmos a superação de nossos desafios, cumprindo as metas estabelecidas e, enfim, reduzirmos o contingente de 1.600.000 processos ativos no Estado de Goiás, em tempo célere e com qualidade”.
Trajetória
Fernando Ribeiro Montefusco iniciou sua carreira na magistratura em 1993, nomeado como juiz substituto. Em seguida, foi promovido para juiz de Direito de 1ª Entrância, na comarca de Carmo do Rio Verde, onde atuou de agosto de 1993 a novembro de 1996. Posteriormente, exerceu suas funções em Mara Rosa, como juiz de Direito de 2ª Entrância, de novembro de 1996 a maio de 1998. Em Jaraguá, Montefusco ocupou o cargo de juiz de Direito de 3ª Entrância de maio de 1998 a março de 2006. A partir de então, atuou em Goiânia, inicialmente no 9º Juizado Especial Cível, até dezembro de 2018, quando foi removido para a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, onde permaneceu até ser escolhido como novo desembargador.
Presenças
A cerimônia contou, ainda, com a participação dos juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Aldo Sabino, Lidia de Assis e Souza e Reinaldo Dutra; juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Marcus Vinícius Alves de Oliveira, Soraya Fagury Brito e Gustavo Assis Garcia; dos juízes substitutos em 2º Grau Iara Márcia Franzoni de Lima Costa, Murilo Vieira de Faria, Clauber Costa Abreu, Ricardo Silveira Dourado, Viviane Silva de Moraes Azevedo, Telma Aparecida Alves, Ricardo Prata, Hamilton Gomes Carneiro, Péricles Di Montezuma Castro Moura, Alexandre Bizzoto e Stefane Fiúza Cançado Machado. Também estavam presentes as juízas Heloísa Silva Mattos, Sandra Regina Teixeira Campos e Flaviah Lançoni Costa Pinheiro, o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, e o tesoureiro da OAB-GO, Eduardo Alves Cardoso.
Familiares e amigos
Também presenciaram a solenidade a esposa do novo desembargador, Érika Rios Lopes, seus filhos Breno Rios Montefusco e Alycia Rio Montefusco; seus sogros Wilson de Souza Lopes e Marizione Rios Lopes; e os demais familiares Marcelo Ribeiro Montefusco, Selma Montefusco, Rosana Ribeiro Montefusco, Saulo Ribeiro Montefusco, Ketry de Freitas Batista Montefusco, Ana Cecília de Freitas Montefusco, Keila Ribeiro, Magnum Rios, Kelle Cristina, Wilson Lopes e Orlando Ribeiro Montefusco. Entre seus amigos estavam Alan Kardec de Oliveira Nóbrega, Hélcio de Castro, Carolina de Castro, Tênio do Prado, Maria da Paz Milhomem, Érico de Pina Cabral e João Fernandes. (Texto: Patrícia Papini/ Fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)