O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, e o secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum dos Santos, assinaram na tarde desta terça-feira (4) o Protocolo de Intenções nº01/2024/SSP/TJGO, que consiste na realização de esforços mútuos para promoção de ações e políticas públicas de cidadania, justiça e segurança pública às comunidades quilombolas sediadas em Cavalcante, nordeste goiano. A tratativa integra o conjunto de iniciativas propostas pelo TJGO a parceiros interinstitucionais dentro do projeto “Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania”, de autoria do presidente do TJGO.

Também estavam presentes o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim; os juízes auxiliares da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra, Coordenador do projeto, e Lidia de Assis e Souza; a vice-coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO, juíza Érika Barbosa Gomes Cavalcante; o delegado-geral da Polícia Civil, André Gustavo Corteze Ganga; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Granja; o subsecretário da Segurança Pública, delegado Gustavo Carlos Ferreira, e, virtualmente, o professor da comunidade Kalunga, Adão Fernandes Cunha.

Durante a reunião, Renato Brum, Marcelo Granja e André Ganga atualizaram Carlos França e equipe sobre os avanços que a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) já promoveu desde sua primeira reunião com o TJGO sobre o tema. Informaram que, entre outros progressos já concretamente alcançados ou em vias de serem concluídos – e que constam do Protocolo de Intenções –, estão a disponibilização de duas viaturas para atuarem exclusivamente na região das comunidades quilombolas, além de uma terceira, que ficará à disposição do Batalhão Rural a fim de intensificar esse patrulhamento específico, que contará também com placas que permitam a localização e deslocamento mais céleres; o cadastramento das propriedades rurais, as quais já estão georreferenciadas; o envio de kits para a identificação visual dos membros das comunidades; a implementação do ponto para emissão de identidade civil em Cavalcante, a criação de uma força-tarefa para a conclusão dos inquéritos policiais da região no prazo de 90 dias e a edificação de uma sala especial para atendimento a vítimas de abuso sexual e (ou) violência doméstica. Carlos França foi informado, ainda, que a SSP-GO também estará presente, em julho, na mesma semana em que a Presidência do TJGO e a CGJGO se deslocarão para Cavalcante.

Fazer diferença

Ao agradecer a todos pela agilidade e comprometimento com a causa, Carlos França disse acreditar que, com as parcerias interinstitucionais, o projeto Raízes Kalungas realmente fará diferença para as comunidades quilombolas. O presidente do TJGO orientou o professor Adão Fernandes a incentivar os povos a avaliarem os serviços que já estão sendo prestados, enviar críticas e sugestões, para que sejam repensados ou aprimorados. “Agora que eles contam com toda essa estrutura que está sendo oferecida, podem nos ajudar a melhorar ainda mais o trabalho”, comentou ao lembrar, ainda, que a partir do próximo dia 17, Cavalcante passará a contar com um juiz atuando todos os dias na comarca.

No Protocolo de Intenções constam ações já implementadas e outras para serem concluídas a médio prazo pelo TJGO e a SSP-GO. Entre essas estão a implementação de atendimento em regime de plantão pela Polícia Civil, nas datas de festividades locais; aumento do efetivo local da Polícia Militar; aprimoramento do contato via fone 190 e reforma das unidades em que funcionam a Polícia Militar e a Polícia Civil em Cavalcante, de modo a possibilitar que cada força da SSP-GO atue com estrutura própria.

Pelo TJGO, participaram ainda a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins; o secretário-geral da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Gustavo Maciel; a delegada Sabrina Leles, do Núcleo de Segurança do TJGO; o chefe do Gabinete Militar do Poder Judiciário, tenente-coronel Rodrigo Barbosa; a assessora executiva da Presidência, Brenna Martins; a assistente executiva da Presidência, Priscilla Aparecida Ferreira Ramalho, e a servidora da Ejug e integrante do grupo de trabalho criado para execução do projeto Raízes Kalungas, Diene Batista dos Santos.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço