O juiz Alex Alves Lessa, diretor do Foro e titular da 2ª Vara Judicial (Fazendas Públicas, Criminal, Execução Penal e Juizado Criminal) da comarca de Rubiataba, conduziu a inauguração de três Postos Avançados de Inclusão Digital nos distritos de Nova Glória e São Patrício, na última sexta-feira (24), e de Ipiranga de Goiás, na segunda-feira (27). Em Ipiranga de Goiás, a solenidade foi acompanhada pela juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Lidia de Assis e Souza. Os Pontos de Inclusão Digital (PID) foram regulamentados pela Resolução nº 260 no âmbito do Poder Judiciário estadual.

Com as novas inaugurações, agora o Estado de Goiás conta com 47 PIDs instalados em diversas comarcas. Segundo o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, a marca representa avanço e reforça o compromisso da atual gestão com a democratização do acesso à justiça. “Os Pontos de Inclusão Digital são um importante canal direto de comunicação e assistência à população, fundamentais para a promoção da cidadania e atendimento àqueles em situação de maior necessidade. A inauguração de mais três PIDs demonstra que o Poder Judiciário goiano segue trabalhando e cumprindo seu papel constitucional, oferecendo serviços essenciais diretamente nos locais onde as pessoas mais precisam”, destacou o presidente Carlos França.

A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza, reforçou a importância dos Pontos de Inclusão Digital (PID) para garantir o acesso à justiça. “Os PIDs inaugurados atestam o compromisso social da atual gestão do TJGO, liderada pelo desembargador Carlos França, que não mede esforços para tornar cada vez mais a justiça acessível à população. Este é mais um passo fundamental do nosso compromisso com a inclusão e a ampliação do acesso à justiça para todos”, afirmou a magistrada.

Autoridades presentes

No distrito de Nova Glória, a inauguração recebeu as presenças da promotora de justiça Yule Reis Mota, coordenadora das Promotorias de Rubiataba; do prefeito de Nova Glória, Carlos Luiz de Oliveira; do prefeito de Rubiataba, Francisco Feliciano; do presidente da Câmara Municipal, vereador Valdenei Adriano Domingos; da presidente da Subseção de Rubiataba da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), advogada Anielle Cristine de Paula Izarias; do procurador do município de Nova Glória, Raimundo Reis de Oliveira; do procurador do município de Rubiataba, Major André; do comandante do 44º Batalhão da Polícia Militar, Jardson Bezerra; além de representantes da Polícia Civil e vereadores.

No distrito de São Patrício, estiveram presentes o prefeito Danilo Max de Souza Costa; o prefeito de Rubiataba, Francisco Feliciano; a presidente da Câmara Municipal de São Patrício, vereadora Lucilene Moreira de Almeida; a presidente da Subseção de Rubiataba da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), advogada Anielle Cristine de Paula Izarias; o procurador do Município de São Patrício, Delson José; o tenente da Polícia Militar de Rubiataba, Joel Ribeiro; secretários municipais e vereadores.

Em Ipiranga de Goiás, além da juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza, e do juiz Alex Alves Lessa, participaram da solenidade de inauguração o prefeito Alex de Queiroz; a presidente da Câmara Municipal de Ipiranga de Goiás, vereadora Meire Maria Benfica; a presidente da Subseção de Rubiataba da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), advogada Anielle Cristine de Paula Izarias; a procuradora do Município de São Patrício, Ludmila Luiz Benfica; além de secretários municipais, vereadores, cartorários das Serventias Extrajudiciais e representantes da Polícia Militar.

Funcionamento

Os PIDs estão sendo implementados por meio de ações conjuntas com os demais ramos da justiça com jurisdição na localidade, nas cidades, povoados, aldeias e distritos que não sejam sede de comarca ou de unidade física do Poder Judiciário, com o objetivo de promover o acesso aos vários ramos da Justiça. Os pontos podem realizar atos processuais, como depoimentos de partes, de testemunhas e de outros colaboradores da justiça, por sistema de videoconferência, bem como o atendimento por meio do Balcão Virtual, instituído pela Resolução CNJ nº 372/2021, com possibilidade de agregação de outros serviços públicos voltados à cidadania.

Serviços disponíveis nos PIDs:

* Atendimento presencial ao público em geral;
* Audiências virtuais e/ou presenciais de conciliação, mediação ou instrução e julgamento;
* Audiências de conciliação ou mediação virtuais ou presenciais pelo Cejusc ou conciliador/mediador devidamente habilitado;
* Movimentação de processos eletrônicos, judiciais e administrativos;
* Atendimento ao público em geral por magistrados, membros do Ministério Público ou da Defensoria Pública;
* Entrevistas realizadas pela equipe interprofissional forense ou por profissionais da rede municipal ou peritos nomeados pelo juízo competente para fins de instrução processual;
* Apresentações periódicas em juízo para justificar atividades;
* Atermações de procedimentos do Juizado Especial Cível e das Fazendas Públicas;
* Outras atividades previamente autorizadas pela Diretoria do Foro local ou estipuladas mediante convênio.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço