Foi inaugurado, nesta segunda-feira (8), no Distrito do Bezerra, da comarca de Formosa, o 47º Ponto de Inclusão Digital (PID) pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O PID tem como objetivo oferecer um canal direto de comunicação e assistência à população, focando especialmente naqueles em situações de maior necessidade.
Com quase 50 postos instalados, o TJGO é o segundo tribunal do país com o maior número de PIDs, em cumprimento à Resolução nº 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O chefe do Poder Judiciário, desembargador Carlos França, que já atuou como juiz em Formosa, disse: “A instalação deste Ponto de Inclusão Digital no Distrito do Bezerra é mais um avanço da nossa gestão. Como já atuei como juiz naquela importante comarca, conheço bem a região e a importância de tornar a justiça mais acessível à população. Este é um passo fundamental em nosso compromisso contínuo com a inclusão e o acesso à justiça para todos.” França ainda agradeceu o envolvimento das magistradas, magistrados e do corpo funcional da comarca, em nome da diretora, a juíza Christiana Aparecida Nasser Saad.
Cerimônia
Na cerimônia de inauguração, o presidente do TJGO foi representado pela juíza auxiliar da Presidência do TJGO e ex-juíza na comarca, Marina Cardoso Buchdid, que observou a celeridade que o tribunal tem imprimido na instalação dos PIDs em todo o Estado, demonstrando o seu compromisso com a democratização do acesso à justiça. “Trata-se de um avanço importante, especialmente para cidadãos que moram em cidades, povoados, aldeias e distritos que não sejam sede de comarca ou de unidade física do Poder Judiciário. Os PIDs seguramente facilitam a aproximação dessas pessoas com a justiça e, com isso, expandem consideravelmente a abrangência do Poder Judiciário no território goiano”, salientou a magistrada.
Já a diretora do foro da comarca de Formosa, juíza Christiana Aparecida Nasser Saad, destacou que “esse é o 2º Ponto de Inclusão Digital inaugurado em Formosa, o que promoverá ainda mais o acesso à justiça para a população que reside em locais distantes do Fórum. O Município de Formosa é muito extenso e os Pontos de Inclusão Digital, um deles agora no Distrito do Bezerra, distante aproximadamente 40 quilômetros da sede da comarca, tornarão a justiça mais próxima, efetiva e célere”, ponderou a diretora do foro de Formosa.
Estavam presentes ainda o juiz da Comarca de Formosa, Francisco Saboia; a primeira-dama do Município, Caroline Marques; o presidente da Câmara Municipal local, vereador Edmundo Nunes; o promotor de justiça Danilo Resende; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Formosa, Edimar Amorim; o procurador de Formosa, Ítalo Xavier; o delegado regional da 11ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), José Antônio Machado Sena; o comandante do 11º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), tenente coronel Geyson Borba; o comandante do 9º Comando Regional dos Bombeiros, tenente coronel Bráulio Flores, além de vereadores e servidores do Poder Judiciário estadual.