Os resultados de produtividade do Núcleo de Aceleração de Julgamentos e Cumprimentos de Metas do 1º Grau (NAJ 1 ) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) demonstraram celeridade na entrega da prestação jurisdicional no primeiro trimestre de 2024. A iniciativa foi instituída em 2021 pelo chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França.
Criado com o objetivo de auxiliar as unidades judiciais e oferecer, de forma ágil, os serviços judiciários, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, atribui o sucesso do núcleo ao engajamento de juízas e juízes, servidoras e servidores. “Sem o empenho e a adesão de magistrados e servidores, não seria possível obtermos resultados tão positivos”, pontuou Carlos França.
O juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino, que coordena a ação no TJGO, destacou que a atuação do NAJ garante maior agilidade no desempenho de unidades judiciais com alta demanda processual, sem prejudicar a atividade nas demais unidades. “As magistradas e os magistrados não precisam deixar as jurisdições onde são titulares, colaborando de forma remota, graças ao avanço da tecnologia”, esclareceu Aldo Sabino.
Números
Os números de desempenho do NAJ 1 no primeiro trimestre deste ano revelaram uma quantidade de 5.961 atos judiciais realizados, sendo 4.218 sentenças proferidas, 833 decisões prolatadas e 908 despachos praticados. O período de apuração corresponde do dia 8 de janeiro até 31 de março último, totalizando atendimento a 31 unidades judiciais.
No NAJ 1 Audiências, cinco unidades judiciais foram atendidas, e 194 audiências realizadas. E, no NAJ 1 Leigos, foram executados 1.213 projetos de sentença, e oito unidades atendidas. (Texto: Carolina Dayrell/ Arte: Michel Cunha- Centro de Comunicação Social do TJGO)