O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos França, foi agraciado, nesta sexta-feira, 22, com a medalha Ordem do Mérito Judiciário, destinada a reconhecer personalidades, físicas ou jurídicas, pelos serviços prestados em prol da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. A entrega foi feita pelo presidente do TJDFT, desembargador José Cruz Macedo durante solenidade realizada na Sala de Sessões Plenárias deste Tribunal, no Bloco C (Palacinho).
A Ordem do Mérito Judiciário do DF e dos Territórios é destinada a reconhecer personalidades, físicas ou jurídicas, pelos serviços prestados em prol da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
O chefe do Poder Judiciário de Goiás destacou a importância de ter sido agraciado com a condecoração. “Me sinto muito honrado em receber a condecoração do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, ainda mais das mãos do presidente Cruz Macedo, que tem feito excelente gestão no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e com participação ativa no Consepre”, afirmou.
França ainda ressaltou a satisfação de estar presente em importante solenidade juntamente com os magistrados do Distrito Federal e diversas autoridades e personalidades homenageadas.
Na solenidade, o presidente do TJDFT, desembargador José Cruz Macedo, cumprimentou todos os homenageados e destacou ainda a atuação realizada pelo presidente do TJGO junto ao Consepre. “Carlos França trouxe novas perspectivas para o Conselho de Presidentes. Com ele, o Consepre passou a ter um protagonismo maior, tendo acesso inclusive ao CNJ, STF, entre outras instituições, melhorando o relacionamento entre os poderes, bem como nas discussões e escolha de temas a serem debatidos e discutidos”, afirmou.
Homenageados
Além de Carlos França, também foi homenageado o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes. Ao todo 69 autoridades foram agraciadas, momento em que receberam as comendas nos seguintes graus: Insígnia, Grão-Colar, Grã-Cruz, Comendador, Alta-Distinção e Distinção. A mais alta distinção honorífica do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, instituída pela Resolução nº 10, de 13 de setembro de 1999, e alterada pela Resolução nº 9, de 14 de março de 2016.
As comendas são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz surge a Deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever, circundada por dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição “Mérito Judiciário – TJDFT”.