O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), faz parceria com a Secretaria de Estado da Administração de Goiás e desenvolve projeto de instalação de Pontos de Inclusão Digital nas unidades do Vapt-Vupt. O objetivo da iniciativa é promover a democratização do acesso à justiça e a aproximação do Poder Judiciário estadual com o cidadão, diante da viabilização da prestação de serviços judiciários nos pontos de atendimento do Vapt-Vupt.
A data prevista para o início da instalação é 26 de fevereiro. O projeto-piloto será implementado na unidade do Vapt-Vupt que funciona no Centro Administrativo, na Praça Cívica, região central de Goiânia.
O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, elogiou a parceria com o Poder Executivo de Goiás, proposta pelo Nupemec. “A iniciativa possibilita uma política judiciária mais efetiva no atendimento ao jurisdicionado, não apenas facilitando o acesso à justiça, mas aperfeiçoando a prestação jurisdicional, por meio da informação e da celeridade processual”, destacou Carlos França
Em consonância com o CNJ
“A busca pela melhoria da prestação jurisdicional tem sido o pilar da administração do presidente Carlos França, bem como a utilização de meios virtuais e outras ferramentas para o melhor atendimento da população”, justificou o coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes. Ele também ressaltou que a iniciativa está em consonância com a política pública de democratização do acesso ao judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), “que tem estimulado constantemente os tribunais a implementarem mecanismos visando promover a cidadania, aproximando cada vez mais o cidadão do judiciário”, pontuou o magistrado.
A operação de atendimento nos postos do Vapt-Vupt será realizada nos moldes do funcionamento do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) no Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão do Estado de Goiás, em que servidores são capacitados para executarem os serviços consignados no projeto.
A intenção é promover a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PID) nas demais unidades do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão do Estado de Goiás e expandir o rol de prestação e acesso dos serviços judiciários. Inicialmente, o TJGO, por meio do PID, prestará serviços de consulta processual e atermação com agendamento de audiência.
O usuário poderá esclarecer dúvidas por meio do WhatsApp (62) 3018-6737. (Texto: Carolina Dayrell/ Arte: Michel Cunha- Centro de Comunicação Social do TJGO)