O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, empossou nesta sexta-feira (19), em solenidade no Plenário do TJGO, 260 servidores aprovados no Concurso Público Unificado do Judiciário, para provimento de cargos de analista judiciário – área judiciária, e para analista judiciário – área de apoio judiciário e administrativo. Com a posse dos 260 concursados, o TJGO supera em mais de 500% o número de vagas inicialmente ofertadas no edital do concurso, totalizando 680 servidores nomeados. Na oportunidade, o chefe do Poder Judiciário anunciou a prorrogação da validade do concurso por mais dois anos.
Compuseram a mesa diretiva da solenidade o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira;o corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim; o ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Jeová Sardinha de Moraes; o diretor da Escola Judicial de Goiás (Ejug), desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Campos, a vice-presidente do TRE-GO, desembargadora Amélia Martins de Araújo; e os desembargadores Adegmar José Ferreira, Altamiro Garcia Filho, Eduardo Abdon Moura, Fábio Cristóvão de Campos Faria, Fernando de Mello Xavier, Héber Carlos de Oliveira, Kisleu Dias Maciel Filho, Marcus da Costa Ferreira e Nicomedes Domingos Borges; e a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Dias Bretas.
“Hoje é um dia especial para o Tribunal de Justiça e para os novos servidores que, com muito esforço, dedicação e apoio de familiares e amigos, conseguiram aprovação em difícil e concorrido concurso e hoje, merecidamente, tomam posse nos respectivos cargos. Tenho certeza que todos chegam com vontade de fazerem o melhor, de aprenderem e contribuírem para uma prestação jurisdicional de excelência e com selo duplamente diamante”, destacou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, ao ressaltar que o Poder Judiciário goiano se fortalece com o ingresso dos novos servidores e aprimorará ainda mais os serviços oferecidos à sociedade”.
Prorrogação do concurso
Durante a solenidade, Carlos França anunciou a prorrogação do prazo de validade do Concurso Unificado do Judiciário. “Acabamos de assinar a prorrogação do concurso por mais dois anos e, conforme a disponibilidade de cargos vagos, a necessidade dos serviços e a capacidade orçamentária do Tribunal, os aprovados no cadastro reserva poderão ser chamados”, assegurou. Também salientou que a saúde do servidor será priorizada em 2024. “É um ponto que nós queremos focar muito este ano. Incentivaremos medidas e programas que sejam voltados para garantir a saúde de nossos servidores”.
Contribuição valiosa
O corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, saudou os novos servidores e elogiou o caminho de esforço que percorreram para conquistarem vaga no concurso. “Com a preparação, abdicação e sacrifício, aos poucos os sonhos de vocês assumiram contornos concretos e precisos. Agora, os senhores fazem parte do corpo funcional do TJGO, uma instituição agraciada pelo Conselho Nacional de Justiça, por duas vezes consecutivas, com o Selo Diamante. E farão parte dessa grande família. Sejam bem-vindos”.
Sindjustiça
Em discurso, o presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça), Fabrício Duarte de Sousa, ressaltou a importância do compromisso social assumido pelos novos empossados ao ingressarem no Tribunal de Justiça. “É imprescindível sabermos que vocês estão ingressando para servir a sociedade, acima de tudo. Uma sociedade que é carente de justiça, carente de recepcionar-se bem. Porque a população brasileira vive momentos de instabilidade social e financeira. Isso sempre traz conflitos. E nós, do Poder Judiciário, estamos aqui para servir a justiça brasileira, dirimir e pacificar esses conflitos”, pontuou. Fabrício ainda agradeceu ao presidente Carlos França pela valorização que os servidores tem conquistado na atual gestão do TJGO.
Compromisso de posse
O servidor empossado Plauto Ramos de Araújo prestou o compromisso de posse em nome de todos os servidores.
Na sequência, a servidora Viviane Silva de Oliveira Cuba, da Diretoria de Gestão de Pessoas, leu o Termo de Posse das servidoras e servidores empossados do Poder Judiciário Goiano. A nova servidora Marília Evelin Monteiro Moreira assinou simbolicamente o compromisso de posse em nome dos empossados da área de analista judiciário. Já o servidor Antônio Henrique Hungria fez o mesmo compromisso em nome dos empossados da área de apoio judiciário e administrativo.
Histórias de superação
Escolhida para discursar em nome de todos os empossados, a analista judiciário Katlen Karolynne Ferreira Valerio narrou histórias de superação entre os aprovados no concurso e emocionou o público na solenidade com relatos de mães solo que estudaram nas madrugadas; de pessoas negras que sofreram preconceitos; pais trabalhadores que precisaram inventar “jogos de estudos” com os filhos; e de famílias que foram separadas para que os concurseiros pudessem estudar para o certame.
“Nós, servidores públicos, temos como dever entregar à sociedade uma justiça cada vez mais eficiente, transparente, mas, especialmente, humanizada. Tratar a sociedade com presteza, atenção, ética, mas, sobretudo, com empatia. A atuação dos novos empossados será extremamente importante para atender todas as regiões goianas, de norte a sul do Estado, principalmente aquelas mais carentes de nossa atenção”, destacou Katlen Valerio.
A nova servidora parabenizou a dedicação e empenho de todos os aprovados e lembrou o privilégio de ingressar num tribunal selo diamante. “Estar aqui hoje é um privilégio que nos garante muitos direitos, mas que nos impõe, principalmente, deveres. Por sabermos como é difícil chegar até aqui, é nossa obrigação, como servidores públicos, estarmos em constante aperfeiçoamento e trabalhar arduamente para entregar uma prestação jurisdicional de excelência”, afirmou.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade de posse o juiz substituto em segundo grau Ricardo Prata; a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza; os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Aldo Sabino e Reinaldo de Oliveira Dutra; o diretor do Foro da comarca de Hidrolândia, juiz Eduardo Perez Oliveira; o diretor do Foro da comarca de Palmeiras de Goiás, juiz José Cássio de Sousa Freitas; e a juíza Heloisa Silva Mattos, da comarca de Anápolis.
E, ainda, o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Lima; a diretora de Gestão de Pessoas do TJGO, Wanessa Oliveira Alves, além de outros diretores de área, servidores do TJGO, familiares e amigos dos empossados. Veja galeria (Texto: Karinthia Wanderley e Sarah Mohn - fotos: Wagner Soares, Acaray Martins, Edmundo Marques e Gusthavo Crispim- Centro de Comunicação Social do TJGO)