O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, e o presidente da Comissão de Memória e Cultura do Poder Judiciário estadual, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, abriram nesta quarta-feira (17) a solenidade de lançamento da obra literária “Textos e Contextos de uma Revisitação”, de autoria do desembargador José Carlos de Oliveira.
A cerimônia contou com a presença do vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, e do corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, além de desembargadores, juízes, advogados, escritores, bem como representantes de entidades culturais, políticas e empresariais. O evento aconteceu no foyer do Auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no Palácio Desembargador Clenon de Barros Loyola, sede do TJGO. Toda a renda obtida com a venda do livro foi destinada ao Hospital de Câncer Araújo Jorge.
O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, após cumprimentar todos desembargadores e todas as desembargadoras presentes nas pessoas dos colegas Amaral Wilson de Oliveira, Leandro Crispim e Jeová Sardinha de Morais, vice-presidente, corregedor-geral da justiça e ouvidor do Poder Judiciário, respectivamente, saudou as autoridades e todos que prestigiavam o evento, bem como o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente da comissão de memória e cultura do TJGO pela iniciativa da promoção cultural e por possibilitar importantes obras literárias no espaço da Corte de Justiça goiana. Carlos França também destacou que é uma alegria participar do lançamento da obra do desembargador José Carlos de Oliveira. “Com sua bonita trajetória no Poder Judiciário e sua vasta experiência de vida antes de ingressar na magistratura, o desembargador José Carlos tem belas histórias para contar e importantes lições para nos transmitir”, pontuou Carlos França.
Oportunidade de engrandecimento
O presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, lembrou que ele e o desembargador José Carlos de Oliveira ingressaram no Ministério Público de Goiás em 1983. Em seu discurso, citou o filófoso Voltaire, ao dizer que “estamos com a alma engrandecida”, ao contextualizar a obra de José Carlos de Oliveira. Luiz Cláudio Veiga Braga explicou que os lançamentos literários no Espaço Cultural Goiandira do Couto tiveram início com a apresentação do livro “A travessia do deserto – uma estratégia para a vida”, de autoria da escritora e professora Elina Borges, que também teve a renda da comercialização destinada para o Hospital de Câncer Araújo Jorge. “É a conjugação do Poder Judiciário goiano com cultura e atos de generosidade e solidariedade humana”, frisou.
Desafios
Conforme o autor, desembargador José Carlos de Oliveira, sua trajetória pessoal e profissional foi repleta de desafios e, “embora tenha tido uma infância marcada por algumas desventuras, gostaria de retornar e percorrer o mesmo caminho”. Segundo ele, seus horizontes e seu leque de amizades foram ampliados por meio da literatura. José Carlos de Oliveira ainda ressaltou que a venda dos livros não tem propósitos comerciais e que a renda será toda revertida para o Hospital de Câncer Araújo Jorge.
Apresentação musical
O evento cultural também contou com apresentação do trio musical formado pelo juiz Fernando Montefusco (voz), acompanhado pelos violonistas Alan Nóbrega e João Fernandes.
Presenças
Participaram da solenidade de lançamento do livro, o ouvidor do Poder Judiciário estadual, desembargador Jeová Sardinha; o presidente do TRE/GO, desembargador Itaney Campos; o diretor da Escola Judicial (Ejug), desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas; e a vice-diretora da Ejug, desembargadora Alice Teles de Oliveira. E, ainda, a vice-presidente do TRE/GO, desembargadora Amélia Martins de Araújo; e as desembargadoras Ana Cristina Peternella França, ; Beatriz Figueiredo Franco, Doraci Lamar, Lília Mônica de Castro Escher, Mônica Cezar Moreno, Juliana Prudente e Sandra Regina Teodoro Reis, como também a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Bretas.
Também presentes os desembargadores Altair Guerra da Costa, Altamiro Garcia Filho, Adegmar José Ferreira, Algomiro Carvalho Neto, Aureliano Albuquerque Amorim, Brenno Caiado, Carlos Escher, Delintro Belo de Almeida Filho, Eudécio Machado Fagundes, Edison Miguel da Silva Júnior, Eliseu José Taveira, Fábio Cristóvão de Campos Faria, Fernando Braga Viggiano, Fernando Xavier, José Carlos Duarte, José Ricardo Machado, Guilherme Gutemberg Isac Pinto, Héber Carlos de Oliveira, José Proto de Oliveira, Kisleu Dias Maciel Filho, Marcus da Costa Ferreira, Sival Guerra Pires, Wilson da Silva Dias, Wilton Müller Salomão, William Costa Mello, Wilson Safatle, Wild Ogawa e Zacarias Neves Coelho. Os desembargadores aposentados Walter Carlos Lemes, Floriano Gomes, Elcy Santos de Melo, Fausto Moreira Diniz, Antônio Nery
As juízas substitutas em 2º grau, Maria Cristina Costa Morgado, Sirlei Martins da Costa, Roberta Nasser Leone, Iara Márcia Franzoni de Lima Costa, os juízes substitutos em 2º grau, Alexandre Bizzoto, Hamilton Gomes Carneiro, Ricardo Nicoli, Ricardo Silveira Dourado, Ricardo Teixeira Lemos, Rogério Carvalho Pinheiro. Os juízes auxiliares da Presidência Aldo Sabino e Marina Buchdid, o juiz e escritor Abílio Woney Aires, o juiz aposentado e artista plástico, Carlos Elias da Silva.
Familiares
Os familiares do desembargador José Carlos de Oliveira, a esposa Meyre Lúcia e os filhos Rafael, Cristine e Ana Laura, como também a neta Giovanna, a irmã Dione de Oliveira e os genros Robson Elias e Ednardo Souza, também prestigiaram o evento.
Também prestigiaram a solenidade, a advogada Anna Vitória Caiado, representando o governador Ronaldo Caiado; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Saulo Mesquita; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins; o deputado estadual Ney Nogueira, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto; o defensor público geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes; o presidente da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), Jales Benevides Santana Filho; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás, Jales Guedes Coelho; o ex-presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio; o presidente da Fieg/GO, Sandro Mabel; o conselheiro seccional da OAB-GO, Wandir Alan; e o diretor tesoureiro da OAB-GO, Eduardo Cardoso Júnior. E, ainda, o escritor Aidenor Aires, o advogado Jales Perillo, o ex-senador Demóstenes Torres, o escrivão aposentado Luis Otávio Soares, o ex-deputado federal João Campos, o poeta e assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente e o integrante da Comissão do Sesquicentenário do TJGO, Nars Chaul. Veja galeria de fotos