Mais um Natal e fim de ano chegaram. E, para o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, esse período está ainda mais iluminado pelas importantes conquistas que – juntos – tivemos em 2023. Conseguimos, com o compromisso e dedicação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, o segundo Selo Diamante consecutivo, na mais importante premiação do Conselho Nacional de Justiça.
O reconhecimento demonstra o empenho para transformar nosso trabalho em uma qualificada entrega de serviços para a população do Estado de Goiás. Nossos números, que garantiram tão importante aprovação, carimbaram com o Selo Diamante a produtividade da magistratura e do corpo funcional, motivados por um tribunal que investe em gestão criativa e transparência. Mas, muito mais que números, 2023 foi marcado pelo encurtamento da distância entre a Justiça e aqueles que precisam dela. Tivemos o privilégio de assistir de perto – nas mais distantes localidades – o efeito imediato e real da força do Poder Judiciário na vida das pessoas.
Nosso trabalho combateu a violência em suas mais diversas formas; resolveu conflitos de todas as naturezas; combateu o racismo, a homofobia, misoginia, a xenofobia, os maus-tratos; entregou dignidade, reuniu famílias; levou paz àquelas que precisavam dela, abrigou crianças e restaurou a ordem em diversos níveis. E – junto a todo o sistema de justiça – encontramos força para fazer bem mais do que esperavam que fizéssemos.
Em uma de suas mais famosas frases, Madre Tereza de Calcutá dizia acreditar que a oração transformava as coisas, para depois concluir que a oração, na verdade, alterava as pessoas e, essas, sim, transformariam as coisas. Então, nesse Natal e Ano Novo, meu desejo é que esse bom trabalho que estamos desenvolvendo seja nossa oração de transformação. Seja nossa contribuição para uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica.
Um Feliz Natal e um próspero 2024 a todos!
Desembargador Carlos França
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás