O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, assinou, nesta quarta-feira (29), a ordem de serviço para iniciar a obra de reforma do Fórum Criminal Desembargador Fenelon Teodoro Reis, em Goiânia. A cerimônia ocorreu no Fórum Cível Doutor Heitor Moraes Fleury, com a presença do vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson; da diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Dias Bretas; e também de magistradas, magistrados, servidores e servidores do TJGO.
“Estamos aqui hoje com grande satisfação para assinar a ordem de serviço para início das obras de revitalização do Fórum Criminal. Trata-se de uma obra essencial para aprimorar os serviços que oferecemos à sociedade. Este prédio serviu adequadamente ao nosso Judiciário por muito tempo, mas agora é necessário revitalizá-lo e modernizá-lo, oferecendo melhores condições de trabalho para magistrados(as) e servidores(as) e de atendimento para os integrantes do sistema de justiça e para a sociedade”, afirmou o presidente Carlos França.
"Em seu discurso, a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Dias Bretas, expressou gratidão ao presidente França pelo esforço em tornar a obra possível, enfatizando que a revitalização beneficiará toda a sociedade goianiense. 'Este é um marco significativo. Estamos cientes dos benefícios que esta obra trará, tanto para nosso trabalho quanto para o atendimento ao público. A modernização é essencial e acredito que a execução será rápida. Agradeço ao presidente por mais uma vez atender às nossas necessidades', declarou Patrícia Dias Bretas."
Modernização e Revitalização no TJGO
O Fórum Criminal recebe cerca de 20 mil pessoas mensalmente e conta com aproximadamente 700 pessoas trabalhando diariamente, entre magistrados, servidores, terceirizados, estagiários. A reforma deve ser concluída em menos de um ano.
O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, explicou que a obra faz parte de um programa mais amplo de revitalização e modernização do Judiciário de Goiás. Ele destacou a mudança de paradigmas na ocupação e uso de imóveis públicos, visando a expansão e o melhor aproveitamento dos recursos. "No mês passado, o nosso presidente Carlos França autorizou o início da modernização e revitalização de 15 prédios nas comarcas do interior. Hoje, no Fórum Criminal, que, assim como os outros prédios, vai receber esse investimento em manutenção do patrimônio público (preventivo e corretivo) e uma ampla modernização”, observou o diretor-geral.
A diretora de engenharia e arquitetura do TJGO, Cybelle Saad Sabino, ressaltou o investimento em tecnologias avançadas, como o uso da metodologia BIM, para aprimorar a qualidade dos projetos e a execução das obras.
A reforma do Fórum Criminal incluirá a modernização de sua estrutura, garantindo espaços sustentáveis e acessíveis, com a instalação de elevadores e sanitários adaptados, além da reinstalação de placas fotovoltaicas e um novo paisagismo. O auditório será atualizado e uma nova sala de audiências construída, com mudanças também na organização das varas judiciais e na Vara de Custódia, seguindo diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Participaram também da solenidade a diretora institucional da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Flávia Nagato; as juízas e juízes: Adriana Caldas Santos, Alessandro Pereira Pacheco, Ana Cláudia Veloso Magalhães, Dante Bartoccini, Fábio Vinícius Gorni Borsato, Fernando Oliveira Samuel, Geovana Mendes Baía Moisés, Jesseir Coelho de Alcântara, João Divino Moreira Silvério Sousa, Liciomar Fernandes da Silva, Luciana Ferreira dos Santos Abrão, Luciano Borges da Silva, Maria Umbelina Zorzetti, Marlon Rodrigo Alberto dos Santos, Placidina Pires, Sandra Regina Teixeira Campos e Vitor Umbelino Soares Junior; os coordenadores da Diretoria do Foro de Goiânia Marina Sales Penteado e Ricardo Lúcio Sardinha de Moraes; além do representante da empresa que ganhou a licitação e realizará a obra, Engemil Engenharia, Empreendimentos e Manutenção, Matheus Antônio Militão de Menezes.