O Projeto Recomeçar, uma iniciativa da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), foi o grande vencedor do Prêmio Justiça e Saúde, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O troféu foi entregue ao presidente do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) e do TJGO, desembargador Carlos França, na manhã desta sexta-feira (24), no encerramento do II Congresso Nacional do Fonajus, em Foz do Iguaçu, Paraná.

O projeto Recomeçar é uma parceria entre o TJGO e a Fundação Instituto para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária (IDEAH), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com o objetivo de viabilizar cirurgias reparadoras em mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Participam do projeto a Coordenadoria Estadual da Mulher do TJGO; Ministério Público, Defensoria Pública; secretarias de saúde municipal e estadual e delegacias de Polícia Especializada.

O projeto venceu a disputa com outros 40 projetos de diversos tribunais do Brasil. O presidente Carlos França recebeu o troféu das mãos dos conselheiros do CNJ, Richard Pae Kim, supervisor do FONAJUS, e Marcello Terto.

Em abril, o programa Fantástico da Rede Globo destacou o ineditismo do Recomeçar na realização de cirurgias para vítimas de violência doméstica.

"Ficamos honrados em receber um prêmio que reflete um pedido de perdão pela ineficiência, incapacidade do Estado e da sociedade por não ter evitado chegar àquela ação, àquela sequela nessas mulheres", destacou o chefe do Poder Judiciário, Carlos França, que idealizadou o Recomeçar em parceira com o presidente do Instituto IDEAH, Luciano Chaves. "É uma verdadeira demonstração de como o Judiciário pode efetivamente contribuir para a cura e o bem-estar da sociedade", frisou.

Além de Carlos França, marcaram presença no congresso as desembargadoras Ana Cristina Peternella e Juliana Prudente; os desembargadores Altamiro Garcia e Alexandre Kafuri; o juiz substituto em segundo grau, Antônio Cézar; e o juiz coordenador estadual do NATJUS, Eduardo Perez.

II Congresso Nacional do Fonajus

Realizado pelo CNJ através do Comitê Organizador do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde (Fonajus), o II Congresso Nacional do Fonajus ocorreu em Foz do Iguaçu nos dias 23 e 24. O evento focou no aprimoramento do conhecimento técnico sobre saúde pública e suplementar, abordando os desafios da judicialização e soluções para problemas na área. A cerimônia de abertura contou com uma mensagem em vídeo do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, que destacou a importância do Fonajus na administração da justiça na área da saúde.

O presidente do TJGO e do Consepre, desembargador Carlos França, compôs a mesa de abertura, que também foi composta pelo anfitriãodo evento, o presidente do TJ Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; os conselheiros do CNJ Richard Pae Kim, supervisor do FONAJUS, e Márcio Luiz Freitas; o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Hilton Santin Roveda; a consultora jurídica do Ministério da Saúde, Aline Veloso dos Passos; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, desembargador Altamiro de Oliveira; o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, desembargador Márcio Boscaro; a secretária-executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, Daniela Marreco Cerqueira; o procurador-geral de Foz do Iguaçu, Osli de Souza Machado; e a assessora jurídica do Conselho Federal de Medicina, Giselle Crossara Gracindo.

O conselheiro do CNJ e supervisor do Fonajus, Richard Pae Kim, falou da importância de uma política judiciária nacional para resolução adequada das demandas de assistência à saúde. “Como gestores do Judiciário, nós não podemos nos ater a fórmulas permanentes, assim como precisamos de estratégias permanentes, testadas e comprovadas, precisamos também buscar a todo tempo novas estratégias, ações rápidas e que alcancem soluções para os problemas dinâmicos que estão a surgir no nosso Judiciário brasileiro”, afirmou. O juiz coordenador do Natjus Goiás, Eduardo Perez, foi um dos palestrantes do evento.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço