A Central Estadual de Atermação dos Juizados Especiais do Estado de Goiás (Ceaje) está comemorando um ano de funcionamento com mais de 6 mil atendimentos. Inaugurada em novembro de 2022, a Ceaje é responsável por um atendimento acessível, via Whatsapp (Balcão Virtual) ou ligação, que permite ao próprio usuário ingressar com o processo judicial, de qualquer comarca do interior do Estado. A iniciativa facilita o acesso do cidadão à justiça, tornando-a mais ágil. A Central, que iniciou os seus atendimentos em Caldas Novas e Novo Gama, atende atualmente 32 comarcas.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, elogia o engajamento das equipes da Ceaje para o sucesso neste primeiro ano de funcionamento. "Graças ao empenho e atenção de cada um dos servidores, das servidoras e dos terceirizados que atuam na Central, o cidadão menos favorecido consegue ter acesso à justiça de forma célere e humanizada", pontua. O chefe do Poder Judiciário estadual ainda ressaltou que “os projetos idealizados pela Presidência do TJGO visam sempre o melhor atendimento ao jurisdicionado”.
Modernidade e Humanização
Para o coordenador do Comitê Gestor da CPE, juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Aldo Sabino, a Ceaje inclui e preserva o acesso à justiça nos Juizados Especiais Cíveis. "É um local em que as demandas das pessoas sem advogado são colocadas no papel. As pessoas do interior, caso queiram ingressar com uma ação, podem atermar em qualquer comarca, acessando pela plataforma Zoom, ou fazendo uma ligação de áudio ou vídeo com a ajuda do servidor ou terceirizado (atermador), para que a ação seja proposta", explica o magistrado.
Aldo Sabino destaca ainda que a Central é moderna e oferece um atendimento humanizado ao usuário. " A Ceaje utiliza a tecnologia, mas há envolvimento humano. O atermador tem que ouvir, dedica sua atenção. Portanto, é uma central que mescla tecnologia com humanidade. É inclusiva e cumpre a garantia constitucional do artigo 5º, inciso 35, da Constituição Federal, que garante o acesso ao poder judiciário e à justiça a todos os brasileiros”, enfatiza.
A coordenadora da Ceaje, Karla Helou Cândido de Paula Freitas, ressalta que a Central tem atendido aos anseios do cidadão, especialmente os mais carentes, que buscam solução de seus conflitos por meio de uma prestação de tutela simples, rápida, econômica e segura. "Nossa missão é atender ao jurisdicionado com empatia e qualidade, visando solucionar as necessidades daqueles que ainda não foram alcançados pela justiça. E o TJGO inova mais uma vez, pois a Ceaje é a justiça em casa".
A diretora da Central de Processamento Eletrônico (CPE), Cássia Aparecida de Castro Alves, reforça que a Ceaje facilita o acesso ao Poder Judiciário com qualidade e excelência. "Utilizamos as ferramentas de tecnologia para facilitar esse acesso. As pessoas que achavam difícil dar entrada num processo, podem ligar, mandar mensagem pelo whatsapp e serão atendidas. A equipe vai fazer a atermação, protocolar o processo e já sai com a primeira audiência agendada. É a Central de resgate, de facilitar o acesso à justiça com qualidade".
Mais de 2.500 processos protocolados
No primeiro ano de atendimento foram protocolados, até o último dia 31 de outubro, 2.591 processos e inúmeros direcionamentos realizados para auxiliar as partes que não poderiam ser atendidas pelo Juizado Especial Cível. Três comarcas se destacam pelo número de processos protocolados: Valparaíso, com 811 processos protocolados; Caldas Novas, com 417 ; e Novo Gama, com 371.
Totalização de atendimentos (até 31/10/2023)
Em um ano de funcionamento da Ceaje foram realizados os seguintes atendimentos:
Atendimentos via ligação: 969
Atendimentos via e-mail: 690
Atendimentos via Balcão Virtual (Whatsapp): 4.420
Total de atendimentos: 6.079
(Texto: Karinthia Wanderley/ Arte: Wendel Reis- Centro de Comunicação Social do TJGO)