Na segunda-feira (6) teve início a 18ª Semana Nacional de Conciliação, que prossegue até a próxima sexta-feira (10). Nesta edição estão previstos para serem movimentados mais de 13 mil processos. Neste ano, as audiências são realizadas de forma virtual pelos Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc's), além do atendimento presencial no Mercado Central, localizado na Rua 3, nº 222 – Setor Central, para negociação de dívidas com a Prefeitura de Goiânia.
A Semana Nacional de Conciliação possibilita aos cidadãos goianos a oportunidade de resolver questões das áreas Cível e de Família, sem a necessidade de ingressar com ação judicial. Os contatos podem ser feitos pelo WhatsApp (62) 99218-2532 e, aqueles que possuem processos na Justiça, já foram avisados sobre o horário e dia de suas audiências.
De acordo com o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), juiz Leonys Lopes Campos da Silva, o principal objetivo da Semana Nacional da Conciliação é auxiliar na resolução de demandas por meio dos métodos consensuais, de modo que satisfaça ambas as partes.
“Estou muito feliz porque esse ano conseguimos superar o número de audiências designadas no ano passado, situação que, mais uma vez, coloca o nosso TJGO como uma referência nacional na busca pela pacificação social. Agradeço o apoio irrestrito do nosso presidente, desembargador Carlos França, e todos os desembargadores, magistrados, servidores, colaboradores e parceiros, pois sem o empenho de todos, não seria possível a realização deste grandioso evento”, pontuou.
Benefícios aos cidadãos
Deuzirene Roaquina de Sousa (foto abaixo), é uma das beneficiarias dos atendimentos que estão sendo realizados no Mercado Central. Ela procurou ajuda da 18ª Semana Nacional de Conciliação para conseguir parcelar seu IPTU e ficou muito feliz com o serviço prestado.
Iomar Vitorino Batista (foto abaixo) também foi negociar o IPTU, e, segundo ele, o atendimento foi muito rápido e prestativo. “Aqui, a gente já veio agendado, já deixou tudo organizado, então foi bem rápido. Atendimento tranquilo, muito bom”, afirmou.
Além de acordos envolvendo o IPTU, a população também pode contar com a solução de diversas situações, como divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável; pensão alimentícia (revisional ou exoneração também entram); guarda ou regime de convivência com os filhos, além de cobranças em geral; cancelamento de débito; indenização por danos materiais e (ou) morais; rescisão contratual; dívidas de banco; questões que envolvam comércio ou relação de consumo ou de vizinhança. (Texto: Agnes Geovanna – Fotos – Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)