O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participou na última segunda-feira (30), representando o Poder Judiciário estadual, da sessão solene em homenagem à atuação da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG). A cerimônia foi realizada no Plenário Iris Rezende Machado, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
A propositura da honraria é de autoria do deputado Antônio Gomide. Médicos, enfermeiros, e outros profissionais de saúde, além de servidores técnico-administrativos e de demais setores da ACCG foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento à atuação em favor da sociedade goiana.
Após saudar as autoridades presentes à sessão, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga ressaltou a seriedade do Hospital de Câncer no tratamento da doença, “com os seus profissionais atuando com dedicação, qualidade no serviço prestado, em atendimento de alta complexidade”.
Luiz Cláudio Veiga Braga também lembrou do apoio e ajuda que a instituição de saúde tem tido do Poder Judiciário goiano desde o ano passado, como os recursos arrecadados com a venda da obra literária “A travessia do deserto – uma estratégia para a vida”, de autoria da escritora e professora Elina Borges. “E, numa importante iniciativa do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, o Tribunal de Justiça promoveu a doação de 200 veículos de sua frota antiga para a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), em junho passado”, destacou.
Conforme o deputado Antônio Gomide, a homenagem visa o reconhecimento dos trabalhadores que fazem funcionar uma instituição de significativa relevância para todo o Brasil. “A Assembleia Legislativa de Goiás reconhece e valoriza o trabalho da Associação, bem como dos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e voluntários que atuam na instituição”, frisou o deputado.
Segundo o presidente da ACCG, Jales Benevides Santana Filho, a manutenção da entidade é provida com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e com as contribuições recebidas de órgãos públicos e da sociedade civil. Ele também ressaltou que a valorização e o reconhecimento do trabalho auxilia na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. “Essa é a diferença que faz para a gente conseguir a cura da doença, a prevenção primária, secundária e a orientação da população”, salientou Benevides Santana Filho.
A ACCG
Fundada em 1956 pelo médico Alberto Augusto de Araújo Jorge, a AACG é a entidade mantenedora do Hospital Araújo Jorge, referência no tratamento do câncer em Goiás. É uma instituição filantrópica certificada pelo Ministério da Saúde.
A manutenção da associação é feita com recursos próprios e de doações. Anualmente, a ACCG realiza mais de um milhão de procedimentos, e é o único centro de assistência de alta complexidade em oncologia, atendendo pacientes de Goiás e de outros Estados, especialmente das regiões norte e nordeste do País. (Texto: Carolina Dayrell, com informações da Alego/ Fotos: Alego)