O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, acompanhado do historiador Nasr Chaul, se reuniu na manhã desta segunda-feira (30) com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto, a fim de debater sobre a criação de um espaço para a preservação da memória e cultura, no âmbito do Poder Legislativo do Estado de Goiás.
Na ocasião, também estavam presentes o coordenador do Subcomitê de Gestão de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), desembargador Elvecio Moura dos Santos; o desembargador do TRT-18, Welington Luis Peixoto; o presidente da Comissão de Gestão de Memória e Cultura do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o juiz-membro titular Márcio Antônio Moraes Júnior; o diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Alego, Juliano Santana; e o procurador da Alego, Iure de Castro.
Conforme o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, a visita ao Poder Legislativo estadual, juntamente com os representantes de outros tribunais sediados em Goiás, teve o objetivo de resgatar e preservar a memória e a cultura do Estado. “O parlamento reúne as origens legislativas e o histórico de manifestação popular”, frisou o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO.
Luiz Cláudio Veiga Braga ainda ressaltou que a reunião foi significativa para a perpetuação da história de Goiás. “Levamos o tema ao deputado Bruno Peixoto, que prontamente aderiu à ideia, inclusive determinando a elaboração de um projeto de lei para instituir o Dia da Memória do Poder Legislativo de Goiás, a exemplo dos tribunais brasileiros que comemoram a data no dia 10 de maio”, destacou o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO.
(Texto: Carolina Dayrell – Centro de Comunicação Social do TJGO- Fotos: Alego)