O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, lançou, nesta quinta-feira (26), a nova funcionalidade de peticionamento externo no sistema PROAD em Precatórios. A solenidade de lançamento foi realizada no Salão Nobre da Presidência do TJGO.
A funcionalidade foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TJGO, por meio da Coordenadoria de Engenharia de Software, e visa facilitar o processo eletrônico de encaminhamento de documentação. O recurso traz aos usuários a praticidade para inserir petições diretamente nos procedimentos administrativos, por meio do sistema PROAD. O que antes era feito por meio de protocolo presencial ou por e-mail, agora é on-line e automatizado, gerando eficiência e diminuindo mais de cinco etapas de trabalho no fluxo do pagamento de precatórios.
“O avanço desenvolvido para o peticionamento externo no sistema PROAD em Precatórios é fruto do trabalho e dedicação de toda a equipe, de elevado nível, que se empenhou muito para chegar a esse momento. Nós, do Poder Judiciário estadual, somos prestadores de serviços e devemos atender às demandas da sociedade. Estamos felizes em avançamos e vamos continuar avançando”, destacou Carlos França.
Segundo o chefe do Poder Judiciário, a ferramenta atende solicitações das instituições do Sistema de Justiça para modernizar e facilitar o trabalho de quem atua na área. “Quando atendemos um pleito da OAB, da Defensoria Pública ou de qualquer instituição parceira do Sistema de Justiça isso resulta no avanço da melhoria do serviço prestado pelo Poder Judiciário aos jurisdicionados”, salientou.
Acesso amplo e imediato
Conforme o juiz auxiliar da Presidência do TJGO e responsável pela área de Tecnologia da Informação, Aldo Sabino, a ferramenta é prática, autoexplicativa e garante o funcionamento sem instabilidades, propiciando acesso amplo e imediato. “É um avanço muito grande, porque se trata de uma ferramenta de grande utilidade para toda a sociedade. Os advogados, procuradores e credores de precatórios vão poder acompanhar a petição e tramitação dos processos em tempo real”, ressaltou o magistrado.
TJGO pioneiro
A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Marina Cardoso Buchdid, destacou que a nova funcionalidade já faz parte do processamento das petições do Departamento de Precatórios do TJGO, que possui volume mensal de 25 mil processos em andamento. “É um avanço muito grande. O TJGO já é um dos pioneiros em uma série de questões envolvendo precatórios. Hoje, somos considerados um dos melhores tribunais nessa área. E isso só complementa esse trabalho nos tornando ainda mais eficientes.”
Secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Talita Silvério Hayasaki parabenizou o novo serviço lançado pelo TJGO. “O lançamento dessa ferramenta representa muito para nós, advogados, porque o acesso à transparência, à comunicação em tempo real que essa ferramenta trará perpassa pela nossa preocupação com o jurisdicionado, com o cidadão goiano. A Ordem dos Advogados se sente prestigiada em ver os seus pedidos atendidos”, afirmou.
O subdefensor público-geral do Estado de Goiás, Allan Montoni Joos, enalteceu os avanços conquistados pela atual gestão, liderada pelo presidente Carlos França. “Temos visto um Tribunal de Justiça cada vez mais reconhecido pela sua eficiência e pela qualidade na prestação de serviço. Esse avanço beneficia toda a sociedade”, reforçou.
Presença
Participaram também da solenidade a presidente da Comissão de Precatórios da OAB-GO, Anna Vicenza Carramaschi Ribeiro; o vice-presidente da Comissão de Precatórios da OAB-GO, Tiago Moraes; Núbia Rossana, advogada do Sindifisco; Uires Gomes Rodrigues, diretor de Precatórios do TJGO; Anderson Yagi, diretor de Tecnologia da Informação do TJGO; Keila Sousa Silva, coordenadora de Engenharia de Software do TJGO; Michel Alves, gestor do Núcleo Técnico de Sistemas Administrativos; Rodolfo Santana Belo e Juliano Batista de Albuquerque, servidores do Departamento de Precatórios do TJGO.
Confira aqui o Manual para Peticionamento Externo no Sistema PROAD em Precatórios
(Texto: Sarah Mohn/Fotos: Gusthavo Crispim- Centro de Comunicação Social do TJGO)