A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), presidida pela magistrada Priscila Lopes da Silveira, promove na quarta-feira (20), o Ciclo de Palestras sobre Acessibilidade e Inclusão – Todos por Todos, com abordagem dos temas Desafios da Deficiência Intelectual, Pais de Pessoas com Deficiência Intelectual e Desafio e Direitos. O evento virtual será realizado entre 10 e 12 horas, com o apoio da Escola Judicial de Goiás (Ejug).
A palestra “Desafios da Deficiência Intelectual” será ministrada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mário Henrique Aguiar Goulart Ribeiro Nunes Maia, que integra o Grupo de Trabalho para realização de estudos e elaboração de material destinado à orientação e treinamento no atendimento e atuação diante de pessoas com transtorno do espectro autista no Poder Judiciário, instituído pela Portaria CNJ n.º 315/2022.
Também são palestrantes convidadas a presidente do Fórum Permanente das Pessoas com Deficiência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), juíza Élbia Araújo, e a advogada Letícia Amaral, membro da Associação de Mães em Movimento pelo Autismo.
O ciclo de palestras integra as ações institucionais do Poder Judiciário estadual, e tem como objetivo promover o estreitamento das relações entre a administração pública, os órgãos associados e a sociedade civil em defesa dos direitos e inclusão de pessoas com deficiência, idosos ou iletrados que precisam de alguma forma se relacionarem com o Poder Judiciário. (Texto: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO)