O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoveu uma reunião com representantes dos tribunais de justiça do Ceará, Maranhão, Pará, Roraima e Sergipe para discutir a aplicação e troca de experiências relacionadas à inteligência artificial, nomeada "Berna". A ferramenta foi desenvolvida pela Diretoria de Estatística e Ciência de Dados em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação, ambas vinculadas ao TJGO.

Todos os TJs que participaram da reunião assinaram termos de adesão com o TJGO, formalizados durante a gestão do atual presidente, desembargador Carlos França, que tem a modernização do Poder Judiciário como uma das metas da administração do TJGO. O juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Dutra, frisou no encontro que o chefe do Poder Judiciário já autorizou a ampliação e inclusão de documentos no sistema Projudi por meio da ferramenta "Berna".

Reinaldo Dutra ainda pontuou sobre o estágio atual de automação e do conhecimento gerado pela "Berna" no sistema Projudi, bem como das movimentações automáticas lançadas pelo sistema. Já o diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, abordou o caráter contínuo e dinâmico da "Berna", e a capacidade da ferramenta em produzir conjuntos de demandas similares. Por sua vez, o coordenador de Ciência de Dados do TJGO, Wesley Oliveira, discorreu sobre o container da "Berna" disponibilizado para os demais tribunais e o trabalho conjunto para seu aprimoramento.

Representando o TJPA, o juiz Charles Barros, auxiliar da Presidência, juntamente com sua equipe técnica, destacou as integrações da "Berna" no sistema PJ-e. No TJCE, o juiz auxiliar da Presidência, Ricardo Alexandre, e o técnico judiciário, Eduardo Arruda, detalharam a arquitetura de infraestrutura de TI do tribunal para acomodar a ferramenta. Já pelo TJSE, a secretária de Tecnologia, Denise Martins, acompanhada da equipe, apresentaram dados sobre a integração da "Berna" em Sergipe, enfocando os números de casos agrupados por similaridade nas petições iniciais.

 

 

 

 

 

 

 

 

aqui

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço