O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoveu uma reunião com representantes dos tribunais de justiça do Ceará, Maranhão, Pará, Roraima e Sergipe para discutir a aplicação e troca de experiências relacionadas à inteligência artificial, nomeada "Berna". A ferramenta foi desenvolvida pela Diretoria de Estatística e Ciência de Dados em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação, ambas vinculadas ao TJGO.
Todos os TJs que participaram da reunião assinaram termos de adesão com o TJGO, formalizados durante a gestão do atual presidente, desembargador Carlos França, que tem a modernização do Poder Judiciário como uma das metas da administração do TJGO. O juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Dutra, frisou no encontro que o chefe do Poder Judiciário já autorizou a ampliação e inclusão de documentos no sistema Projudi por meio da ferramenta "Berna".
Reinaldo Dutra ainda pontuou sobre o estágio atual de automação e do conhecimento gerado pela "Berna" no sistema Projudi, bem como das movimentações automáticas lançadas pelo sistema. Já o diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, abordou o caráter contínuo e dinâmico da "Berna", e a capacidade da ferramenta em produzir conjuntos de demandas similares. Por sua vez, o coordenador de Ciência de Dados do TJGO, Wesley Oliveira, discorreu sobre o container da "Berna" disponibilizado para os demais tribunais e o trabalho conjunto para seu aprimoramento.
Representando o TJPA, o juiz Charles Barros, auxiliar da Presidência, juntamente com sua equipe técnica, destacou as integrações da "Berna" no sistema PJ-e. No TJCE, o juiz auxiliar da Presidência, Ricardo Alexandre, e o técnico judiciário, Eduardo Arruda, detalharam a arquitetura de infraestrutura de TI do tribunal para acomodar a ferramenta. Já pelo TJSE, a secretária de Tecnologia, Denise Martins, acompanhada da equipe, apresentaram dados sobre a integração da "Berna" em Sergipe, enfocando os números de casos agrupados por similaridade nas petições iniciais.