A Escola Judicial de Goiás (Ejug) realizou, na manhã desta quinta-feira (31), a segunda edição do projeto “Todos por Todos”, criado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O ciclo de palestras, agendadas para até o mês de dezembro, propõe debater acessibilidade e inclusão, a partir da discussão sobre diferentes tipos de deficiência e como acolhê-las.
A juíza Priscila Lopes da Silveira, diretora do Foro da comarca de Cristalina e titular da 1ª Vara Cível de Família, Sucessões e da Infância e Juventude destacou o Programa Com Viver, que incentiva a inclusão social no âmbito do Poder Judiciário, por meio da oferta de trabalho a pessoas com deficiência, de ordem física e intelectual, para o exercício de atividades voluntárias. “Estamos falando de equidade na prática”, observou a magistrada, lembrando que o Com Viver foi vencedor do Prêmio Destaque do Innovare 2021.
Diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cristalina, Maria Cristina Jorge ressaltou a importância do Programa Com Viver para os voluntários. “São pessoas que têm muito a contribuir. E a oportunidade de trabalho e convivência em um ambiente acolhedor os ajuda muito a evoluir”, disse. Os servidores Léia Tatiane Angrewski, Weverton dos Santos Oliveira e Rodrigo José da Silva contaram como a experiência de trabalho no Fórum de Cristalina tem os ajudado. “Cresci muito lá. Participo de audiências, ajudo com processos. Quero continuar crescendo”, afirmou Léia Tatiane.
Os advogados Andressa Romero, que é vice-presidente da subseção da OAB de Cristalina, Marcelo da Silva Souza e Marcus Vinicius Gonzatti (Faculdade de Cristalina), participaram do evento e endossaram a importância do Programa Com Viver. “Lanço aqui um desafio, que é implementar o Com Viver na OAB”, ressaltou a juíza Priscila Lopes. “Temos muito interesse em implementá-lo”, sinalizou Andressa Romero.
Programação
Durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, serão realizadas diversas outras palestras do projeto “Todos por Todos”. De modo a colocar em prática o objetivo de inclusão, o projeto oferecerá um curso de libras no período de 27 de novembro a 7 de dezembro, no auditório da Ejug. (Texto: Loren Milhomem/ Fotos: Acaray Martins e Edmundo Marques - Centro de Comunicação Social do TJGO/EJUG)