O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, e a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França tornaram-se oficialmente, na manhã desta segunda-feira (28), cidadãos itaberinos ao serem agraciados com o título de cidadão pela Câmara Municipal de Itaberaí. Na mesma sessão solene, o desembargador João Waldeck Félix de Sousa também foi homenageado com a Moção de Congratulações e Aplausos. As honrarias foram propostas pelo presidente da Câmara Municipal local, vereador João Pereira Filho, e aprovadas por unanimidade pelos vereadores.
Além do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, compuseram a mesa diretiva: o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson; o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim; os magistrados também homenageados, desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França e desembargador João Waldeck; a diretora do Foro da comarca de Itaberaí, juíza Ana Amélia Inácio Pinheiro; o assessor especial do governador Ronaldo Caiado, Jean Carlos dos Santos; o coordenador das promotorias da comarca de Itaberaí, promotor de Justiça Paulo Henrique Otoni; o presidente da OAB Subseção Itaberaí, Pedro Correa Mendes Neto; a prefeita Rita de Cássia Soares Mendonça; o presidente da Câmara Municipal, João Pereira Filho e os vereadores Adilson Cardoso, Reis Araújo, Marcelinho da Paz e Leandro Moura.
O chefe do Poder Judiciário Estadual, desembargador Carlos França, disse estar honrado e feliz com o recebimento do título de cidadania. “Itaberaí pode ter certeza que contará com esse novo Itaberino. Eu já tinha uma consideração especial com essa comarca, agora, com mais responsabilidade, olharemos os interesses desta terra porque me sinto honrado e orgulhoso de ser filho de uma terra que é formada por tantas personalidades e pessoas do bem”, afirmou, ao agradecer os vereadores daquela Casa Legislativa e destacar o trabalho das magistradas e dos servidores da comarca citando o comprometimento do Judiciario goiano com a comarca e cidade. Carlos França compartilhou a homenagem recebida com todos os integrantes e servidores do Poder Judiciário estadual.
Memória afetuosa
A desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França falou da alegria em receber a homenagem retornando à comarca em que ela atuou como promotora de justiça no início dos anos 1990. “Quero registrar a minha genuína alegria de retornar a Itaberaí para receber esse honroso título de cidadã itaberina nesta manhã memorável ao lado do presidente Carlos França e do desembargador João Waldeck, também homenageados. Quando eu atuei aqui, era outra realidade, mas trago uma memória afetuosa. Aqui, trabalhei muito, mas também fui muito bem recebida e acolhida”, salientou a desembargadora ao agradecer à população de Itaberaí.
Honrado e orgulhoso
Também homenageado, o desembargador João Waldeck ressaltou a honra em ser agraciado pela moção. Ele, que já é cidadão itaberino, disse estar honrado e orgulhoso com a homenagem. “Sabemos que a luta do povo itaberino enriquece a história do nosso Estado. Gratidão pela homenagem. E tenho certeza de que hoje será lembrado como um dia extraordinário em minha vida”, finalizou.
Cumprimentos
O vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, e o corregedor-geral da Justiça de Goiás, Leandro Crispim, parabenizaram os homenageados e ressaltaram a atuação dos magistrados na Justiça goiana.
Já a diretora do Foro local, juíza Ana Amélia Pinheiro, ressaltou a gestão produtiva e inspiradora do presidente Carlos França, citando as conquistas do Tribunal. A magistrada ainda destacou o papel representativo da desembargadora Ana Cristina na equidade de gênero. Ela finalizou falando da trajetória do desembargador João Waldeck e prestou homenagens em nome da diretoria do Foro e demais colegas.
O promotor de justiça Paulo Henrique Otoni desejou sucesso e determinação aos homenageados em suas funções em prol de Itaberaí. Já o assessor especial do governador, Jean Carlos dos Santos, e o presidente da OAB Subseção Itaberaí, Pedro Correa Mendes Neto, exaltaram a atuação e a gestão eficiente do Poder Judiciário sob a liderança do desembargador Carlos França.
A prefeita Rita de Cássia expressou sua gratidão pelo impacto positivo do Judiciário na cidade, manifestando se sentir honrada em ter as ilustres autoridades do Poder Judiciário estadual como cidadãos itaberinos. Já o presidente da Câmara Municipal, vereador João Pereira Filho, celebrou as trajetórias dos três desembargadores homenageados, reforçando o reconhecimento da cidade por seus feitos.
Visita
Após a solenidade, o presidente do TJGO, Carlos França, a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França e o corregedor-geral da Justiça de Goiás, Leandro Crispim, visitaram o fórum da comarca de Itaberaí. Acompanharam também as magistradas da comarca e os servidores do Poder Judiciário local.
Presenças
Também estiveram presentes à solenidade, os desembargadores Nicomedes Domingos Borges, Altair Guerra da Costa, Wilton Müller Salomão e Breno Caiado; o desembargador aposentado Norival Santomé; as juízes da comarca de Itaberaí Hanna Lídia Rodrigues Paz Cândido e Thaís Lopes Lanza Monteiro; o diretor do Foro da comarca de Goiás, juiz Joviano Carneiro Neto; a promotora de Justiça Luciene Maria Otoni, os delegados de Polícia Civil, Kleber Toledo e Kahlil Souto Nogueira; o juiz aposentado Érico Antunes de Azevedo; a esposa do desembargador Leandro Crispim, Luciene Camargo; a esposa do desembargador João Waldeck, Maria Regina de Castro Félix; o diretor do Centro de Saúde do TJGO, Paulo Henrique Fernandes Sardeiro; o conselheiro seccional da OAB-GO e presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de Goiás, Alexandre Ramos Caiado; o presidente da OAB Subseção Itaberaí, Pedro Correa Mendes Neto; o comandante Regional da Polícia Militar, Carlos Henrique de Moura; a subcomandante do Batalhão de Polícia Militar de Itaberaí, major Gislaine Arantes Sousa; o tenente-coronel Johnathan Andrade Côrrea; o procurador-geral do município de Itaberaí, Daniel Fernandes Leite; servidoras e servidores da Prefeitura de Itaberaí e da Câmara Municipal local. Galeria (Texto: Arianne Lopes/ Fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)