Com uma estrutura física ampliada e modernizada, o Palácio da Justiça Frederico Campos, Fórum de Catalão, terá condições de oferecer um atendimento qualificado aos moradores do município e região. A entrega da reforma e ampliação foi realizada nesta sexta-feira (25) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França. Na oportunidade, o chefe do Poder Judiciário goiano instalou a Vara de Fazendas Públicas e Registros Públicos, a 2ª Vara da Família, da Infância e da Juventude e inaugurou simbolicamente os postos avançados nos municípios e distritos judiciários de Ouvidor e de Três Ranchos.
Além do presidente do TJGO, compuseram a mesa diretiva: o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson; o corregedor-geral da Justiça de Goiás, Leandro Crispim; o desembargador Wilton Muller Salomão; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro; o diretor do Foro da comarca de Catalão, Luiz Antônio Afonso Junior; o assessor especial do governo, Luiz Gustavo Rosa Sampaio, representando o governador Ronaldo Caiado; representando o procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra, o coordenador das promotorias de Catalão, Fernando Gomes Rosa; o prefeito de Catalão, Adib Elias, o presidente da Câmara Municipal, Jair Humberto da Silva; o presidente da seccional da OAB de Catalão, Thadeu Botêga Aguiar; o prefeito de Três Ranchos, Hugo de Leon; a procuradora do município de Ouvidor, Gisele Maria Jacob, representanto o prefeito Cébio Machado; o procurador regional de Catalão, Flávio Dourado, representando o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda; o juiz da 2ª Vara de Família e da Infância e da Juventude de Catalão, Luciano Henrique de Toledo, a juíza da Vara de Fazendas Públicas e Registro Públicos de Catalão, Cibelle Karoline Pacheco, e os juízes de Catalão, Rinaldo Barros, Marcus Vinícius Ayres Barreto, Shauhanna Oliveira, Nunziata Stefania e Breno Gustavo Gonçalves, alem do comandante do 9º Comando Regional da Polícia Militar, tenente coronel Henrique Stefu, e o delegado regional de Polícia Civil de Catalão, Jean Carlos Arruda.
O chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, ressaltou o pujante crescimento de Catalão e afirmou que o Judiciário local merecia atenção especial para acompanhar esse desenvolvimento. "É com alegria que participamos desse momento, entregando essa obra e instalando novas varas. A comarca de Catalão passa a contar com nove unidades judiciárias. É o reconhecimento da importância dessa comarca, que tem 27 mil processos em andamento", afirmou Carlos França. Segundo ele, a estrutura, totalmente reformada e modernizada, vai oferecer melhores condições de trabalho aos magistrados e servidores e um melhor atendimento à sociedade, foco principal de sua administração. “Valeu a luta dos magistrados, da OAB, dos integrantes do sistema de justiça, da Prefeitura e de toda sociedade", observou.
O presidente do TJGO salientou ainda que é com grande satisfação que o Poder Judiciário instala os postos avançados nos distritos judiciários e municípios de Três Ranchos e Ouvidor. "Em breve, essas unidades permitirão que a justiça esteja mais próxima dos cidadãos desses distritos judiciários, sem a necessidade de terem que se deslocar até a sede dessa comarca, nessa cidade de Catalão", pontuou.
O diretor do Foro da comarca de Catalão, Luiz Antônio Afonso Júnior, agradeceu ao presidente Carlos França pela implementação de melhorias no judiciário local nos últimos anos. "Essas obras que o Fórum de Catalão recebeu e a instalação de mais duas varas resgatam a importância da nossa comarca, que agora terá nove varas. Nosso reconhecimento por esse olhar diferenciado do presidente Carlos França. Não mediremos esforços para oferecer cada vez mais uma prestação jurisdicional de excelência". Para o presidente da seccional da OAB de Catalão, Thadeu Bôtega, a cerimônia marca a história do município, ao entregar um Fórum amplo, moderno e capaz de atender às demandas crescentes da comarca. "Teremos nove magistrados titulares, o que significa um atendimento mais ágil e eficaz à nossa sociedade".
Representando o procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra, o coordenador das promotorias de Catalão, Fernando Gomes Rosa, fez uso da palavra, bem como os juízes Luciano Henrique de Toledo e Cibelle Karoline Pacheco, para manifestar satisfação pela instalação das novas unidades judiciárias e reforma do prédio do fórum.
Obras
As obras do Palácio da Justiça Frederico Campos duraram quatro meses. Foram realizadas melhorias nos banheiros, pintura externa e interna, incluindo nos estacionamentos, adequação de layout para novas varas, correção de infiltrações, conserto dos elevadores, atualização das placas de sinalização, revisão de calhas e rufos, troca de telhado por telhas termoacústicas, proporcionando maior conforto térmico e acústico da edificação, e modernização da fachada com instalação de pele de vidro e revestimento em ACM.
Moção de Aplausos
Após a cerimônia, a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Catalão, homenageou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, e o corregedor-geral de Justiça, Leandro Crispim, com Moção de Aplausos, em reconhecimento ao empenho e dedicação na execução de melhorias à comarca.
Presenças
Também estiverem presentes na solenidade, a diretora de Obras do TJGO, Cybelle Saad; os promotores de justiça de Catalão, Fabio Santesso e Gabriela Rezende Silva; o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Catalão, tenente coronel Joaquim Rodrigues Ferreira Junior; o comandante da 5ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Catalão, major William Alves Diniz Junior; o chefe da 6º Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Josiel Pereira Silva; o procurador do município de Ouvidor, Clelison Antônio, e o promotor de Justiça de Goiandira, Lucas Arantes. (Texto: Karinthia Wanderlei - Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)