O perfil do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) no Instagram alcançou a marca de 75 mil seguidores. Com este número, o TJGO segue posicionado como o terceiro tribunal estadual do país em número de seguidores na rede, atrás apenas dos tribunais de grande porte – o TJ de São Paulo e o TJ do Rio de Janeiro. Outra marca surpreendente é que o perfil do Poder Judiciário goiano alcançou mais de 6 milhões de visualizações nos últimos 3 meses.
“São números importantes que confirmam a prioridade que nossa gestão tem dado para a transparência do Poder Judiciário goiano. O grande alcance das nossas redes sociais possibilita que os principais assuntos do Poder Judiciário goiano cheguem a um maior número de pessoas e, com isso, estamos levando informações oficiais, confiáveis e de qualidade sobre a prestação jurisdicional e a Justiça”, destaca o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, que também agradeceu a equipe de comunicação do tribunal pelo trabalho desenvolvido, em nome do diretor Luciano Augusto.
O chefe do Poder Judiciário ainda destaca que um aspecto notável desses números é que não houve utilização de recursos financeiros para impulsionamento das publicações, ou seja, nenhum post foi patrocinado para alcançar um público maior. "Todo o engajamento das nossas redes é realizado de forma orgânica pelo Centro de Comunicação Social, utilizando o trabalho que tem sido realizado pela administração, assim como das magistradas, magistrados e todo o corpo funcional do TJGO", disse Carlos França, que ainda informou que o TJGO segue alinhado com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na realização do trabalho. A título de exemplo, O TJGO alcançou o primeiro lugar em acessibilidade comunicacional no Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário do CNJ. Entre os recursos de acessibilidade utilizados, estão audiodescrição em vídeos e postagens do Instagram e descrição nas legendas.
Já a juíza auxiliar da Presidência, Sirlei Martins da Costa, que participou da reestruturação das redes da instituição, destacou que é "fundamental utilizarmos canais de comunicação como o Instagram, que nos permite dialogar com nossos seguidores e levar informações relevantes sobre direitos humanos e justiça para a população. Além disso, a utilização do calendário de direitos humanos do CNJ reforça nosso compromisso com a defesa dos direitos fundamentais e a promoção da igualdade.
Entre os 10 do Judiciário brasileiro
O Poder Judiciário Brasileiro é formado por 92 tribunais, entre tribunais superiores, da Justiça Estadual e Justiça Federal, que integram a Justiça Comum, e da Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar, que integram a Justiça Especial. Ainda integram a estrutura três conselhos: Conselho Nacional de Justiça, Conselho da Justiça Federal (CJF) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Considerando todo esse panorama de 95 instituições, o TJGO está entre os dez primeiros, na 9ª posição.
Para o diretor do Centro de Comunicação Social do TJGO, Luciano Augusto, é inquestionável a potencialidade das redes sociais na atualidade. “A Administração também tem ao seu alcance uma poderosa ferramenta para levar suas informações a um número maior de cidadãos, facilitando o acesso e a disseminação do conhecimento de interesse público”, avalia, destacando o apoio fundamental da Presidência do tribunal e o trabalho da equipe do CCS. "De forma direta ou indireta, é um trabalho realizado por toda a equipe do Centro de Comunicação. Por isso, parabenizo todos que compõem a equipe.” (Centro de Comunicação Social do TJGO).
Algumas das publicações do Instagram do TJGO