A consulta pública dos julgamentos virtuais no sistema Projudi agora está mais detalhada, desde que a Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) implantou uma melhoria que permite a visualização do sentido do julgamento em tempo real. Com a nova atualização, enquanto o julgamento virtual está ocorrendo, as partes conseguem acompanhar a votação, com o sentido da decisão do relator e dos votos dos demais integrantes do órgão colegiado, informando se acompanham o relator ou se há divergência.
Para o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, o aperfeiçoamento do sistema de julgamento passa pelo desenvolvimento de inovações tecnológicas, a exemplo da sustentação oral gravada, e, agora, da publicidade do sentido dos votos dos componentes do colegiado em tempo real nas sessões virtuais. “A sessão virtual, implantada no TJGO desde 2019, foi um avanço para o Judiciário brasileiro e trouxe celeridade aos julgamentos no segundo grau. Parabenizo nossa equipe de Tecnologia da Informação, na pessoa do juiz auxiliar Aldo Sabino, responsável pelas demandas da área, pelos constantes estudos e implementação de ferramentas para o aprimoramento do sistema judicial digital. Por meio desse recurso tecnológico disponibilizado, os advogados e partes poderão acompanhar em tempo real o sentido do voto de cada um dos magistrados votantes, se provido ou desprovido o recurso ou se acompanha o relator ou se o voto é divergente, sem precisar esperar o término da sessão virtual”, observa Carlos França.
Sempre que um processo está em julgamento em uma sessão virtual iniciada, o sistema mostra a pauta virtual com os processos e, para cada processo, a turma julgadora. Além do sentido do voto do relator, à medida que as magistradas e magistrados se manifestam, a página é atualizada e, em tempo real, aparece na frente do nome do magistrado se seu voto acompanha o relator, se é um voto divergente ou, ainda, se acompanha a divergência. O juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino, acrescenta que a nova atualização “otimizará o fluxo de votação colegiada e proporcionará mais eficiência, segurança, agilidade e transparência nas votações”.
Clique aqui e confira um tutorial da Consulta Pública da Sessão Virtual.