O Núcleo de Aceleração de Julgamentos e Cumprimentos de Metas do 1º Grau do Interior (NAJ 1 – Interior) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) registrou alta produtividade nos 2º e 3º lotes realizados nos meses de junho e julho deste ano. No total, o programa contabilizou 5.655 atos, dos quais 4.195 foram sentenças proferidas, 743 despachos e 717 decisões nos últimos dois meses.
O programa, criado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, tem como objetivo priorizar a celeridade na entrega da prestação jurisdicional. É uma das principais marcas da atual gestão. “O Poder Judiciário trabalha para aprimorar a prestação jurisdicional, reduzindo ao máximo o tempo de tramitação processual. A força-tarefa do Núcleo de Aceleração de Julgamentos impacta positivamente na vida das pessoas que aguardam resposta da Justiça”, reforça o presidente.
Carlos França também ressalta que os resultados do NAJ evidenciam o "comprometimento de magistradas e magistrados, servidoras e servidores envolvidos na atuação do núcleo, garantindo o sucesso e a continuidade do projeto". Ele também agradeceu a atuação do juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Aldo Sabino, na coordenação geral do projeto.
A última edição do NAJ 1 – Interior atendeu a 28 unidades judiciárias. Segundo Aldo Sabino, o sucesso é resultado do esforço concentrado das magistradas e magistrados envolvidos.
“O NAJ 1 – Interior conta com juízas e juízes extremamente dedicados, que doam seu tempo de descanso para atuar em outras frentes de trabalho. Muitos respondem por mais de uma comarca e, ainda assim, auxiliam na gestão desse programa”, destaca o coordenador.
Aldo Sabino lembra que, no último biênio, o NAJ 1 – Interior ultrapassou o total de 43 mil sentenças proferidas. A expectativa para esse biênio, segundo ele, é superar 50 mil sentenças. “Reconhecemos e elogiamos a eficiência desse programa desenvolvido pelo desembargador França”, salienta.
O juiz André Nacagami, titular da 1ª vara de Cidade Ocidental, participante dos 2º e 3º lotes do NAJ 1 – Interior, ressalta o caráter inovador do programa, que busca melhorar a agilidade e eficiência da Justiça goiana. “Devido à sobrecarga de processos e à demora nos julgamentos, a criação do NAJ pelo TJGO se torna essencial para atender às demandas do jurisdicionado e alcançar os padrões do Selo Diamante do CNJ.”
Nacagami destaca que o programa possibilita decisões mais rápidas em processos de unidades judiciárias sobrecarregadas, assegurando justiça mais acessível e ágil. “A relevância do NAJ vai além da resolução ágil de conflitos. Ele também reduz o acúmulo de processos nas varas, combatendo a morosidade da Justiça e garantindo a efetividade dos direitos das partes envolvidas. Assim, o NAJ é uma solução inovadora para o Sistema Judiciário nacional”, argumenta.
André Nacagami é titular da 1ª Vara Judicial (Família e Sucessões, Infância e Juventude, Cível e Juizado Especial Cível) da comarca de Cidade Ocidental e respondente da 1ª Vara (Cível, de Família, Sucessões e da Infância e Juventude) da comarca de Campos Belos .
A juíza Ana Paula de Lima Castro, titular da Vara da Fazenda Pública de Goianésia, que também atua no NAJ 1 – Interior, destaca a importância da iniciativa. “Atuar no NAJ 1 – Interior tem sido gratificante, pois posso ajudar diretamente comarcas que precisam de auxílio, trazendo agilidade e eficiência para o jurisdicionado”, conclui. (Texto: Sarah Mohn/ Arte: Wendel Reis- Centro de Comunicação Social do TJGO)