O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) alcançou um marco histórico nesta sexta-feira (14) com a escolha de 21 novos desembargadores em sessão extraordinária do Órgão Especial. Com essa nomeação, o TJGO passa a ser composto por 78 membros. A sessão inédita foi presidida pelo desembargador Carlos França, chefe do Poder Judiciário goiano. Os cargos foram preenchidos com base nos critérios de merecimento e antiguidade, de forma alternada.
"O Poder Judiciário goiano está prestes a completar 150 anos de sua instalação. Essa ampliação da composição do Tribunal de Justiça demonstra e reforça a incessante busca de aprimoramento e agilidade na prestação jurisdicional, com essa histórica escolha de 21 novos desembargadores nesta sessão, elevando a nossa Corte de Justiça para 78 integrantes . Esses novos membros, juntamente com outros cinco escolhidos e que ocuparão cargos destinados ao quinto constitucional da OAB e do MP, contribuirão para melhorar a eficiência e eficácia de nossa justiça, beneficiando a população goiana", explicou Carlos França, mencionando as 26 vagas criadas pela Lei nº 21.630, de 17 de novembro de 2022.
O presidente do TJGO ressaltou que a votação seguiu todas as normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do próprio TJGO. Ele parabenizou as novas desembargadoras e os novos desembargadores que ingressaram no TJGO, assim como aqueles que concorreram às vagas. "Todos são excelentes magistrados e magistradas e competiram com grande dignidade", além de agradecer aos demais membros do colegiado pelo bom andamento da sessão importante. Carlos França agradeceu a participação de todos os pares integrantes do Órgão Especial pela colaboração e participação em todo o procedimento que culminou com a sessão realizada nesta data com tranquilidade e serenidade.
Dos escolhidos, 17 atuavam como juízes substitutos de 2º grau. Abaixo estão os novos desembargadores do TJGO selecionados pelos critérios de antiguidade e merecimento:
Merecimento
1- Rodrigo de Silveira (juiz substituto de 2º grau)
2- Aureliano Albuquerque Amorim (juiz substituto de 2º grau)
3- Altamiro Garcia Filho (juiz substituto de 2º grau)
4- Paulo César Alves das Neves (juiz substituto de 2º grau)
5- Wilson da Silva Dias (juiz substituto de 2º grau)
6- Fernando de Melo Xavier (juiz substituto de 2º grau)
7- Altair Guerra da Costa (juiz substituto de 2º grau)
8- José Carlos Duarte (juiz substituto de 2º grau)
9- Mônica Cezar Moreno Senhorelo (1ª juíza da 3ª Turma Recursal)
10- William Costa Mello (30ª Vara Cível da Comarca de Goiânia)
11- Algomiro Carvalho Neto (1º juiz da 4ª Turma Recursal)
Antiguidade
1 - José Proto de Oliveira (juiz substituto de 2º grau)
2 - Sival Guerra Pires (juiz substituto de 2º grau)
3 - Adegmar José Ferreira (juiz substituto de 2º grau)
4 - Alice Teles de Oliveira (juíza substituta de 2º grau)
5 - Adriano Roberto Linhares Camargo (juiz substituto de 2º grau)
6 - José Ricardo Marcos Machado (juiz substituto de 2º grau)
7 - Átila Naves Amaral (juiz substituto de 2º grau)
8 - Ronnie Paes Sandre (juiz substituto de 2º grau)
9 - Wild Afonso Ogawa (2º juiz da 1ª Turma Recursal)
10- Wilton Muller Salomão (5ª vara da Fazenda Pública da Comarca de Goiânia)
O magistrado Héber Carlos de Oliveira, 3º Juiz da 3ª Turma Recursal, foi selecionado duas vezes na lista, enquanto o juiz Alexandre Bizzoto, da 3ª Vara Criminal dos Crimes punidos com reclusão e detenção da comarca de Goiânia, integrou uma das listas da sessão.
26 novos desembargadores
Com a escolha dos 21 nomes pelo Órgão Especial, já estão definidos 24 novos desembargadores do TJGO, preenchendo 24 das 26 vagas provenientes da nova legislação. Em 5 de julho, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, selecionou, entre as três listas sêxtuplas formadas pela Ordem dos Advogados do Brasil - seção Goiás e as listas tríplices pelo TJGO, a procuradora do Estado Juliana Pereira Diniz Prudente e os advogados Breno Boss Cachapuz Caiado e Alexandre de Moraes Kafuri como representantes da advocacia para a composição do TJGO. As duas vagas destinadas ao Ministério Público de Goiás, após formação das listras sextúplas pelo órgão, tiveram as listas tríplices formadas em sessão extraordinária do Órgão Especial na última segunda-feira (10) e foram entregues pelo presidente Carlos França ao governador Ronaldo Caiado, aguardando a escolha do chefe do Executivo Estadual de acordo com as normas constitucionais. Veja galeria (fotos: Wagner Soares e Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)