Nesta quinta-feira (29), o Programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) deu início aos trabalhos em Monte Alegre de Goiás, prestando inúmeros serviços à população local. A ação que acontece na Praça Matriz, no Centro da cidade e em frente à prefeitura, das 9 às 17 horas, contou com a participação de mais de mil pessoas apenas nesse primeiro dia. A iniciativa objetiva ampliar o acesso à Justiça em comunidades distantes dos centros urbanos e será encerrada nesta sexta-feira (30). Na segunda e na terça-feira (26 e 27), o Programa Justiça Itinerante, idealizado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, esteve em Teresina de Goiás, onde foram realizados diversos atendimentos.
A abertura dos trabalhos desta quinta-feira (29), foi feita pela juíza Érika Barbosa Gomes Cavalcante, que representou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e é responsável pela programação. A magistrada falou da importância da ação para a população e agradeceu ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França, pela oportunidade da realização do evento.
A diretora do Foro da comarca de Campos Belos de Goiás, juíza Carolina Gontijo Oliveira Alves, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e destacou a participação dos moradores locais. Já o juiz Victor Alvares Cimini Ribeiro, também da comarca de Campos Belos de Goiás, falou da honra em poder participar de um evento tão importante para a sociedade e para o Poder Judiciário Estadual.
Segundo o promotor de Justiça da comarca de Campos Belos de Goiás, Pablo da Silva Martinez, “o evento rompe barreiras geográficas e leva a Justiça aos que realmente precisam”. Em nome da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), o servidor João Paulo Siqueira Matos agradeceu ao TJGO pelo convite e ressaltou o compromisso do programa com a população.
Representando o governador Ronaldo Caiado, a superintendente estadual da Igualdade Racial, Rosi Guimarães, destacou que a iniciativa do TJGO leva cidadania e dignidade para quem necessita. Em nome do Poder Executivo Municipal, o prefeito Felipe de Sousa Campos destacou a alegria de receber uma ação tão importante como esta que, segundo ele, “é exemplo de cidadania em benefício da população, aproximando o Poder Judiciário de toda a sociedade”.
Comunidades
Monte Alegre de Goiás é distrito judiciário da comarca de Campos Belos de Goiás. O município está localizado a 600 quilômetros da capital goiana e possui várias comunidades quilombola-kalunga, entre elas Areia, Riachão, Tinguinzal, Bom Jardim, Soledade, Alminha, Barra, Comunidade Quilombola Pelotas.
A moradora da comunidade Tinguinzal, Maria Helena Serafim Rodrigues, de 35 anos, foi à sede do município de Monte Alegre para participar do evento. “Moro a 75 quilômetros daqui, mas fiz questão de vir porque é um momento inédito para nós”, relatou. Ela disse que avisou os conhecidos da comunidade sobre o evento e trouxe a filha para emitir documentos. “Aqui, temos vários serviços que, para nós, é de difícil acesso. Moramos longe e vir à cidade é complicado, por isso muitos deixam de fazer até mesmo documento. E hoje temos aqui a oportunidade de termos vários serviços em um único lugar”, disse.
Também participaram da abertura do evento nesta quinta-feira (29), os juízes Gabriel Lisboa da Silva Dias Ferreira e Leonardo de Souza Santos; a promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes; a diretora de Planejamento Estratégico do TJGO, Mislene Medrado; o diretor do Centro de Comunicação Social do TJGO, Luciano Augusto; Jordana Borges Alvarenga Carneiro, representando a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG); a gerente de Direitos Humanos, Ana Flávia Rocha; e a gerente do programa Mais Empregos da Retomada, Caroline Alves; Wanderlei Oliveira, representando o TRE-GO; Clécio Júnior, representando a Justiça Federal; Nelson Resende, do cartório Extrajudicial de Monte Alegre; a defensora pública da União, Lívia Cardoso Manrique; e o representante da Caixa Econômica Federal, João Fernando Couto; dentre outras autoridades.
Parceiros
O Programa Justiça Itinerante do TJGO, que faz parte da Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), “estimular a inovação no Poder Judiciário (todos os segmentos)”, é feito com a participação colaborativa de diversos parceiros, como a Justiça Federal, Ministério Público, as Defensorias Públicas do Estado e da União, Governo do Estado de Goiás, Tribunal Regional Eleitoral, Polícia Civil, Instituto Nacional do Seguro Social e as prefeituras de Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. (Texto: Arianne Lopes/ Fotos: Cecília Araújo- Centro de Comunicação Social do TJGO)