O Poder Judiciário Estadual está mais próximo dos moradores do Jardim Ingá, distrito de Luziânia, cidade da Região do Entorno de Brasília, com a inauguração, nesta terça-feira (6), do Posto Avançado do Poder Judiciário naquela localidade. Na ocasião, a juíza auxiliar da Presidência, Marina Buchid, representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França.
A solenidade contou com a presença da diretora do Foro de Luziânia, juíza Célia Regina Lara; do juiz da 2ª Vara Cível da comarca, Marco Antônio Araújo; da coordenadora das promotorias de Luziânia, Janaína Costa Vecchia; o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto; o administrador do Distrito do Jardim Ingá, Marcos Cunha; e o presidente da Câmara Municipal local, vereador Antônio Costa do Nascimento.
Justiça mais próxima
A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Marina Buchdid, ressaltou que a instalação de um posto avançado no distrito é de especial relevância. "O Jardim Ingá tem cerca de 100 mil habitantes, e os moradores precisavam percorrer uma distância de 28 quilômetros, entre ida e volta, até o Fórum de Luziânia para ter acesso ao Judiciário, o que dificultava bastante, especialmente para os moradores de baixa renda. A comunidade está muito feliz com a instalação desse posto porque também terá acesso à Justiça Eleitoral", salienta a magistrada, ao elogiar o dinamismo da diretora do Foro de Luziânia, juíza Célia Regina Lara, pelo empenho para que a unidade se tornasse uma realidade.
"O Posto Avançado do Jardim Ingá, viabilizará e potencializará a resolução de litígios, facilitando o acesso à Justiça, mediante a realização de atos processuais, por videoconferência, tais como audiências e atendimentos eletrônicos ou presenciais", enfatizou a diretora do Foro de Luziânia, juíza Célia Lara.
Segundo Célia Lara, a unidade possibilitará uma maior aproximação do Judiciário com os jurisdicionados de menor poder aquisitivo. "É a Justiça mais próxima dos cidadãos que aqui moram, que não pertencem à sede da comarca de Luziânia. Procuramos atender à sociedade local sem necessidade do comparecimento ao fórum. Para nós, o que importa é uma prestação jurisdicional célere e com qualidade", assegurou a magistrada, ao acrescentar que no local será oferecido ainda serviços do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Presenças
Também participaram da inauguração do Jardim Ingá, a procuradora geral do município de Luziânia, Yasmim Melo; o comandante da Guarda Municipal, Francisco Alves; o deputado federal Célio Silveira, o deputado estadual Wilde Cambão; e os vereadores da Câmara Municipal de Luziânia, Antônio Costa do Nascimento e Carlos da Liga. (Texto: Karinthia Wanderley / Fotos: Marilia de Paula Braga - Centro de Comunicação Social)