O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio da Escola Judicial (EJUG), promoverá nesta segunda-feira, dia 5, às 15h, o seminário "Acesso à Informação na Era das Redes Sociais: (Des)Caminhos da Democracia". O palestrante do evento será o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Essa iniciativa faz parte da agenda de aprimoramento da magistratura e do funcionalismo idealizada pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França. O evento será presencial e ocorrerá no auditório da EJUG.
"Estamos honrados em receber um dos grandes nomes do Judiciário Nacional para discutir o acesso à informação na era das redes sociais e os desafios que isso traz para a democracia. A presença do ministro Gilmar Mendes enriquecerá o debate e proporcionará informações valiosas sobre esse tema tão relevante para a sociedade", explicou o chefe do Poder Judiciário goiano, destacando a importância do seminário para o aprimoramento da prestação jurisdicional, com o aperfeiçoamento da magistratura e do quadro funcional do TJGO.
Carlos França ainda lembrou que na última segunda-feira, dia 29, o TJGO realizou o Seminário Diálogos sobre Políticas Judiciárias, que contou com palestras do Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão, e de oito conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O presidente do TJGO ressaltou que essa iniciativa reforça o compromisso do Tribunal de Justiça de Goiás em promover eventos de alto nível, visando aprimorar a atuação do Judiciário goiano e proporcionar uma melhor prestação de serviços à sociedade.
Gilmar Mendes:
O ministro Gilmar Mendes, além de magistrado, também atua como professor, acadêmico, escritor e jurista. Ele assumiu o cargo de ministro da Suprema Corte em 20 de junho de 2002 e presidiu o STF de 2008 a 2010. Atualmente, é o decano do tribunal (membro mais antigo na corte). Gilmar Mendes também atua como ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo exercido a Presidência dessa corte em duas ocasiões: no ano de 2006 e no biênio 2016/2018.
Gilmar Mendes é mestre e doutor em direito pela Universidade de Münster, além de ser professor na Universidade de Brasília (UnB), onde também se formou, e no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), do qual é co-fundador. Em 2008, ele foi agraciado com o Prêmio Jabuti como um dos autores do livro "Curso de Direito Constitucional" e em 2014 como um dos organizadores da obra "Comentários à Constituição do Brasil", ambos publicados pela Editora Saraiva.