O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, participou, na tarde desta terça-feira (24), da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a execução da obra de reforma e ampliação do Fórum da comarca de Mineiros.
A intervenção prevê a adequação do Tribunal do Júri e de todo o prédio, de acordo com as normas de acessibilidade, além da criação de salas de depoimento especial e para utilização da equipe multidisciplinar, bem como a ampliação do estacionamento e a construção de celas separadas para o público carcerário feminino, masculino e menores infratores.
A reestruturação do Fórum de Mineiros também contemplará a reforma das instalações sanitárias do prédio e a revitalização da parte elétrica, com alojamento de gerador e no-break, a fim de evitar quaisquer falhas de funcionalidade da edificação em casos de quedas de energia. A previsão de conclusão da obra, estipulada pela empresa que ganhou a licitação para execução da reforma, é de dez meses, aproximadamente.
“A reforma do prédio do Fórum de Mineiros é fundamental para a excelência na prestação jurisdicional que tanto almejamos no Poder Judiciário Estadual”, destacou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, durante a solenidade.
O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, cumprimentou o chefe do Poder Judiciário Estadual por mais essa iniciativa e ressaltou que o foco da atual gestão do TJGO não são as obras, mas sim a celeridade na prestação jurisdicional. “Melhorar as condições de trabalho da magistratura e do funcionalismo, certamente vai aprimorar o atendimento à advocacia e aos jurisdicionados de Mineiros”, disse o desembargador Nicomedes Borges.
O diretor do Foro da comarca de Mineiros e titular da 1ª Vara Cível e da Infância e Juventude, juiz Rui Carlos de Faria, atestou que a reforma do Fórum já se fazia necessária há algum tempo. Ele elogiou a gestão do atual presidente do TJGO, desembargador Carlos França, “pela agilidade e eficiência que tem demonstrado em suas ações, que inspiram a magistratura e o funcionalismo do Poder Judiciário de Goiás a praticar a excelência na prestação jurisdicional”, salientou.
O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, detalhou que foram realizados reparos no prédio onde funciona o Fórum de Mineiros, a fim de que os problemas da edificação fossem resolvidos sem a necessidade de execução de obras para reforma, no entanto, ele ressalta que diversos problemas estruturais foram detectados no local pela equipe da Diretoria de Obras. “Vários esforços foram empenhados na tentativa de reparar os problemas do imóvel, que eram estruturais, e definitivamente, careciam de uma intervenção”, observou Rodrigo Leandro.
O vice-presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mineiros, Túlio Oliveira Espíndola Duarte, ressaltou durante a solenidade que a reforma e ampliação do Fórum de Mineiros é motivo de comemoração para a população local. “É com satisfação que recebemos essa ordem de serviço, tão aguardada pela classe advocatícia da cidade e pelos jurisdicionados de Mineiros”, celebrou.
Também estiveram presentes na solenidade de assinatura da ordem de serviço para a execução da obra de reforma e ampliação do Fórum de Mineiros, a juíza auxiliar da Presidência, Jussara Cristina de Oliveira Louza, o juiz responsável pela 4ª Vara Criminal de Mineiros, Jorge Horst Pereira, a diretora de Obras do TJGO, arquiteta Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria, o servidor da comarca de Mineiros, Paulo Barros, e a engenheira civil, representante da empresa encarregada pela realização das obras, Karlla Adriane Vieira de Souza. (Texto e fotos: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO)