Em solenidade virtual de assunção realizada nesta terça-feira (8), o juiz Everton Pereira dos Santos e a juíza Marina Cardoso Buchdid foram empossados para atuar em Goiânia. O magistrado e a magistrada vão atuar, respectivamente, na 4ª Vara Criminal dos crimes punidos com reclusão e na 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal e de Registros Públicos. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, que destacou o comprometimento de ambos e fez votos positivos para suas novas jornadas na capital.
“Everton Pereira dos Santos e Marina Cardoso Buchdid são magistrados de primeira. Tenho certeza do bom trabalho que vão desempenhar, a fim de honrar o Poder Judiciário, nas unidades judiciárias, que serão bem conduzidas. Ambos têm uma história de dedicação ao judiciário e jurisdicionado e vão, agora, continuar a caminhada em Goiânia”, destacou o presidente do TJGO.
Emocionado, o juiz Everton Pereira dos Santos relatou que, para chegar hoje à capital, passou por uma trajetória de muito trabalho e agradeceu a todos que o acompanharam, como servidores, assistentes e estagiários, “que fizeram parte dessa conquista”. O magistrado ainda afirmou que está “alinhado aos propósitos, diretrizes e metas (desta gestão bienal), para acompanhar a velocidade do presidente do TJGO”.
A juíza Marina Cardoso Buchdid também compartilhou o posicionamento do colega. “É uma honra assumir, hoje, em Goiânia. É um sonho que não imaginava alcançar de forma tão breve. Agradeço o tratamento dado pelo presidente do TJGO, reconhecendo o nosso potencial e seu tratamento igualitário. Pretendo seguir o exemplo de seu dinamismo e fazer um trabalho a altura da sua confiança”.
A cerimônia contou também com participação do corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Borges, que elogiou “a entrega jurisdicional do juiz e da juíza empossados”, e da presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo. “Sabemos que a carreira da magistratura exige engajamento, abnegação e enfrentamento de desafios. Vocês, durante a história, se mostraram altamente comprometidos e deixam uma história de responsabilidade e trabalho no interior para começar na capital”, conforme enalteceu a dirigente da entidade.
Por fim, o diretor do Foro de Goiânia, juiz Heber Carlos de Oliveira, se pronunciou para dizer que “o Poder Judiciário precisa de juízes e juízas vocacionados e comprometidos. A comarca de Goiânia os cumprimenta e os recebe, a fim de propiciar melhores condições de trabalho”.
Everton Pereira dos Santos e Marina Cardoso Buchdid ingressaram na magistratura em 2007. Ele era, até então, diretor do Foro da comarca de Trindade e titular da 3ª Vara Cível, Família e Sucessões, tendo ascendido ao cargo pelo critério de merecimento, referente ao Edital nº 06/2021. Já a magistrada deixa a titularidade da 4ª Vara Cível de Formosa, pelo critério de antiguidade, conforme Edital nº 09/2021. (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)