Na primeira reunião do grupo, na terça-feira (20), os integrantes do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) discutiram várias possibilidades de incrementar uma política socioambiental no Poder Judiciário, inclusive com a possibilidade de realização de concurso de projetos em defesa do meio ambiente, que devem envolver magistrados e servidores.
Coordenado pela juíza auxiliar da Presidência, Sirlei Matins da Costa, o grupo deliberou que o novo Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021/2023 será feito por eixos de atuação com metas mais abrangentes para, em breve, ser submetido ao presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França. O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, abriu a reunião falando sobre os vários projetos que vem sendo desenvolvidos visando diminuir o impacto socioambiental e tornar os prédios do Poder Judiciário goiano mais sustentáveis.
Em seguida, foi proposta a elaboração de um edital estabelecendo prazo para que magistrados e servidores apresentem minutas de projetos com o objetivo de tornar o Judiciário goiano mais sustentável. O edital, que também será submetido à Presidência do TJGO, já deve prever uma comissão para avaliar essas minutas. Assim, as três melhores propostas serão premiadas e, em seguida, estendidas a outras comarcas.
Além da juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa e do diretor-geral Rodrigo Leandro, também participaram da reunião a diretora administrativa, Tatiana Rodrigues Ferreira; diretora de Planejamento e Inovação, Mislene Medrado de Oliveira Borges; secretária do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental, Milena Naves Ataídes; diretora de Obras, Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria; diretor de Informática, Anderson Yagi Costa; jornalista do Centro de Comunicação Social, Aline Leonardo Almeida de Carvalho, e a diretora de serviços gerais, Eliane Falcão. (Texto e foto: Arianne Lopes - Centro de Comunicação Social do TJGO)