Os magistrados que exercerão a função de diretor de Foro das comarcas de entrância intermediária e inicial foram empossados pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, na tarde desta terça-feira (2), em sessão transmitida ao vivo pelo Youtube. Para a solenidade, o presidente se reuniu com seus juízes auxiliares e equipe administrativa, no Salão Nobre da Presidência, e os juízes das 126 comarcas do interior participaram por videoconferência.
Representando os diretores das comarcas de entrância inicial, o juiz Andrey Máximo Formiga, diretor do Foro da comarca de Estrela do Norte, fez o juramento de compromisso regimental e, pelas comarcas de entrância intermediária, a juíza Flávia Morais Nagato de Araújo Almeida, de Luziânia. A secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves, fez a leitura do termo de posse.
O chefe do Poder Judiciário goiano destacou a satisfação pelo contato com os colegas do interior logo no primeiro dia após tomar posse no cargo de presidente. “Contem comigo e estarei certo de que poderei contar com todos os colegas”, informou Carlos França. Ele também anunciou que a Presidência fará, nos próximos dias, reuniões com os diretores de Foro para debater as necessidades e prioridades das comarcas.
Foco na prestação jurisdicional
Como dito em seu discurso de posse e em entrevistas, o desembargador-presidente reafirmou que o foco da sua gestão será a prestação jurisdicional. “Nossas prioridades estão direcionadas à prestação jurisdicional e aí entram vários fatores, como valorização dos magistrados e servidores, investimento em informática e tecnologia, providências nas áreas judiciária, de informação, planejamento, administrativa, financeira, estão todos vinculados e precisam funcionar bem para acontecer essa prestação jurisdicional célere. É todo um conjunto, nada isolado. E nós precisamos desse apoio dos diretores de Foro”, ressaltou o presidente do TJGO.
A solenidade contou com a participação da presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo, que evidenciou a liderança do presidente Carlos França, “comprometido com as demandas da magistratura goiana e que terá uma gestão marcada pelo fortalecimento da prestação jurisdicional”. Aos novos diretores de Foro, a presidente disse que eles “não estarão sozinhos no desafio que encaram”, podendo contar com a Asmego para a defesa e apoio aos projetos.
Comarcas do interior
A juíza Aline Vieira Tomás, empossada diretora do Foro da comarca de Anápolis, participou presencialmente da solenidade na Presidência representando os diretores de Foro do interior. A magistrada falou da confiança dos colegas no êxito da gestão e, especialmente, na valorização do primeiro grau. “Estamos certos de que a história do Poder Judiciário goiano escreverá memoráveis capítulos que serão referência para todo país”, declarou. Aline Vieira Tomás ainda pediu aos colegas diretores para que sejam um time, uma equipe que compartilha boas experiências. “Vamos trilhar juntos o novo desafio que hoje iniciamos”, disse a diretora do Foro de Anápolis, ressaltando também a importância da voz dos servidores do Judiciário.
O juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra, que representa as comarcas do interior, reforçou que sua atuação é voltada para colaborar com os colegas, atendendo às demandas tanto da prestação jurisdicional como administrativas. “Esse cargo pertence a todos os colegas do interior e foi uma conquista da Asmego nessa gestão”, destacou Dutra.
Os decretos judiciários com os nomes dos diretores de Foro e os substitutos automáticos foram publicados nesta terça-feira (2).
Equipe administrativa
Além de Reinaldo de Oliveira Dutra, os outros três juízes auxiliares da Presidência, Sirlei Martins da Costa, Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas e Jussara Cristina de Oliveira Lousa, também desejaram sucesso e se colocaram à disposição dos diretores de Foro empossados.
O presidente Carlos França ainda fez a apresentação de todos os diretores de área que compõem a sua equipe. Representando essa equipe, o diretor-geral, Rodrigo Leandro da Silva, evidenciou que todos estão “seguindo a diretriz de melhorar a prestação jurisdicional, oferecendo apoio, estrutura e racionalização”. O diretor lembrou que o contexto exigirá um exercício de criatividade “na busca de soluções para aplicar naquilo que é mais importante para o Poder Judiciário goiano”. Confira quem são os diretores de área. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO). Confira as fotos