Para facilitar atendimentos de magistrados e servidores, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) lança na segunda-feira (1º de fevereiro) a Central de Serviços de Tecnologia da Informação, que vai oferecer suporte 24 horas em demandas de tecnologia. Com a plataforma, os usuários vão ser atendidos pela "Ana", assistente virtual que, utilizando de recurso de inteligência artificial, vai poder tirar dúvidas ou solucionar problemas pelo WhatsApp, plataforma de contato própria no site institucional ou, ainda, por telefone.

Segundo o presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, “o lançamento da Central de Serviços é parte do projeto de gestão com foco na inovação e modernização do Poder Judiciário de Goiás, em consonância com o objetivo 15 do Projeto Estratégico: aumentar a maturidade em governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, visando ao aprimoramento dos processos e à entrega de serviços de TIC com qualidade e eficiência”.

Homenagem à criança que sonha ser magistrada

Chamado de chatbot, o programa simula uma conversação humana com o usuário, a fim de automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido. O recurso é uma tendência em grandes empresas, a fim de propiciar celeridade no atendimento ao público. Para humanizar a plataforma, a assistente virtual foi batizada como Ana, uma sugestão do presidente do TJGO em homenagem a criança de mesmo nome, de Itapuranga, que, aos 11 anos, sonha em ser magistrada e teve a história amplamente repercutida na mídia nacional.

Para o juiz-auxiliar da Presidência, Cláudio Henrique Araújo de Castro, a plataforma promete ser “um sucesso total e tende a ser ampliada de agora em diante. O lançamento permitirá uma resposta eficiente e rápida às demandas internas dos usuários de informática do Tribunal e, por consequência, trará um impacto positivo na qualidade do serviço jurisdicional prestado à população. Assim, a gestão do presidente Walter Carlos Lemes é encerrada com chave de ouro", ressaltou o magistrado.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do recurso, o diretor da Divisão de Suporte a Serviços de TIC, Valdemar Ribeiro da Silva Júnior, relata que a novidade utiliza as melhores práticas atuais de mercado que conduzem para o conceito denominado omnichannel, que implica integração e orquestração de diversos canais de comunicação a serem disponibilizados na Central de Serviços, possibilitando ao usuário escolher aquele que lhe trará uma experiência de uso mais eficiente, prática e agradável”. Assista ao vídeo https://youtu.be/QihxqiDf6Xo.

Onde acessar


Serão inicialmente disponibilizados os seguintes meios de atendimento:
• Suporte telefônico, no número 0800 321 6220;
• Portal intranet, disponibilizado no endereço https://chamadofacil.tjgo.jus.br;
WhatsApp, no número (62) 3018-8010;
• Aplicativo para dispositivos móveis. Disponível para iOS / iPhone e Android.

(Texto: Lilian Cury / Criação e arte da assistente virtual "Ana"- Wendel Reis/ Centro de Comunicação Social do TJGO)

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